"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

Civilização Egípcia – Resumo (Parte 01/04)


A Antiguidade Oriental: Egito

A Idade Antiga ou Antiguidade pode ser dividida em Antiguidade Oriental, na qual se estudam os povos que viveram no Oriente Próximo, e Antiguidade Ocidental ou Clássica, compreendendo a história dos gregos e dos romanos, povos que viveram na Europa.
As principais civilizações do Oriente Próximo foram a egípcia, a mesopotâmica, a palestina, a fenícia e a persa. É importante o papel desempenhado pelos rios (Nilo, Tigre e Eufrates) na formação dessas sociedades.

O espaço geográfico do Egito

Situado a nordeste da África, o Egito era um enorme oásis com mais de mil quilômetros de comprimento, graças ao rio Nilo.
Toda a região do deIta do Nilo foi chamada de Baixo Egito. A área mais ao sul ficou conhecida como Alto Egito. O Nilo era também a grande via de transporte e comunicação para os egípcios.
De junho a setembro, abundantes chuvas na cabeceira do Nilo provocavam enchentes em suas margens. Quando as águas voltavam ao volume normal, deixavam no vale um limo fertilizante que, em algumas regiões, chegava a atingir dez metros de espessura. Graças à fertilidade do vale, a agricultura pôde ser largamente desenvolvida, constituindo a base da economia egípcia.

0 Response to "Civilização Egípcia – Resumo (Parte 01/04)"