"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

Civilização Egípcia – Resumo (Parte 03/04)


A economia egípcia

A agricultura era a principal atividade econômica do Egito Antigo. Eram cultivados cereais, oliveiras, alface, cebola, alho, uva, figo, linho etc. Os egípcios aprenderam a aproveitar as águas das enchentes do rio Nilo, construindo canais de irrigação e diques, o que lhes possibilitava aumentar a área de cultivo. Durante o período de inundação do Nilo, os camponeses trabalhavam gratuitamente para os faraós, na construção de túmulos e templos.
A pecuária não apresentou grande desenvolvimento, sendo criados bois, asnos, burros, porcos, carneiros, cabras e aves, como patos e gansos. Também eram praticadas a caça e a pesca.
O comércio interno realizava-se em mercados, onde os produtos eram expostos. O comércio externo era controlado pelo Estado e só se iniciou no Médio Império. Os egípcios faziam comércio com a Fenícia, a ilha de Creta, a Palestina e a Síria. Exportavam trigo, cevada, tecidos, cerâmica; importavam madeiras, marfim e metais preciosos. Por causa da ausência de moedas, as trocas eram diretas.
Os egípcios também desenvolveram o artesanato e as manufaturas. Produziam jóias, móveis, armas, ferramentas, tecidos, enfeites, utensílios de vidro etc.

A sociedade egípcia

Na sociedade egípcia havia uma rígida hierarquia entre as camadas sociais. A mobilidade social praticamente inexistia, pois as profissões, os cargos e as funções eram, na maior parte das vezes, transmitidos por herança.
A posição mais alta da hierarquia social era ocupada pelo faraó e sua família, geralmente muito numerosa, já que ele podia ter várias esposas e concubinas. Abaixo do faraó vinham os nobres, que ocupavam altos postos no governo e no exército.
Seguiam-se os sacerdotes, considerados intermediários entre os deuses e os homens e que também se dedicavam às atividades intelectuais e científicas. Os nobres e os sacerdotes detinham grandes privilégios.
Em seguida, vinha a camada dos funcionários reais, destacando-se os escribas, os que ocupavam altos postos militares, os artesãos altamente especializados, os comerciantes e os militares.
Na posição inferior da sociedade egípcia estavam os não-privilegiados, os trabalhadores braçais — artesãos e camponeses (chamados felás). Compunham a maioria da população e eram obrigados a entregar ao faraó parte de sua colheita, além de ter de pagar impostos aos nobres e sacerdotes. Também eram submetidos a trabalhos forçados nas construções de palácios, templos, canais de irrigação etc., e até a castigos físicos.
A pequena camada dos escravos era formada por estrangeiros aprisionados nas guerras. Os escravos eram encarregados das tarefas domésticas ou dos trabalhos mais pesados.

1 Response to "Civilização Egípcia – Resumo (Parte 03/04)"

  1. Unknown says:
    13 de dezembro de 2018 às 18:45

    Obrigado mim ajudou muito tudo que eu precisava eu achei.