"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

A Revolução Industrial - Resumo (Parte 01/03)


Em meados do século XVIII, teve inicio na Inglaterra a Revolução Industrial, que consistiu num conjunto de mudanças tecnológicas profundas na economia, prolongando-se pelo século XIX. A máquina foi suplantando o trabalho humano e uma nova relação entre trabalho e capital se impôs.
O grande desenvolvimento da indústria provocou profundas transformações na vida do homem, nas relações entre as nações e na estrutura das sociedades.
Muitas cidades surgiram com a indústria. Nelas, as fábricas concentravam centenas de trabalhadores, que vendiam a sua força de trabalho em troca de um salário.
Os operários viviam em condições miseráveis. Homens, mulheres e até crianças iniciavam a jornada diária muito cedo e trabalhavam de 14 a 16 horas por dia. Dentro das fábricas havia muita umidade e poeira, e o barulho era ensurdecedor. Mulheres e crianças trabalhavam o mesmo número de horas e recebiam um salário bem mais baixo que o dos homens. As condições subumanas em que vivia o trabalhador levavam-no a contrair muitas doenças: tuberculose, varizes, úlceras, problemas de coluna etc.
Em razão principalmente do cansaço excessivo, ocorriam muitos acidentes de trabalho, que provocavam mutilações ou morte.
Os trabalhadores que sofriam acidentes eram sumariamente demitidos e não havia nenhuma lei que os protegesse.
As condições de trabalho e os abusos que sofriam levaram os trabalhadores a lutar pela conquista de seus direitos.

A Inglaterra e a primeira Revolução Indústria

O primeiro país a ter condições favoráveis de investir na utilização da máquina foi a Inglaterra. Por isso, liderou a primeira Revolução Industrial. Dentre essas condições, podem-se citar:
 acúmulo de capitais provenientes da expansão marítimo-comercial e da política mercantilista adotada pela Inglaterra;
 supremacia marítima;
 reservas minerais — havia abundância de jazidas de carvão e de ferro no solo inglês;
 produção capitalista da terra — o acúmulo de capitais viabilizou os investimentos na área rural;
 ampliação dos empréstimos a juros — com a criação do Banco da Inglaterra, em 1694;
 crescimento populacional e grande êxodo rural, possibilitando grande oferta de trabalhadores;
 Revolução Gloriosa — que transformou o Parlamento britânico num efetivo órgão dirigente do Estado.

Todos esses elementos foram decisivos para a industrialização inglesa. Apareceram invenções que revolucionaram a indústria. O grande consumo de tecidos de lá e de algodão estimulou a criação da máquina de fiar de Arkwright, do tear mecânico de Cartwright, do descaroçador de algodão de Eli Whitney, e deu origem às primeiras fábricas inglesas de fiação e tecelagem. Outras invenções fizeram parte da Revolução Industrial inglesa, dentre elas: a máquina a vapor de James Watt, a locomotiva a vapor de George Stephenson, o barco a vapor de Robert Fulton.

0 Response to "A Revolução Industrial - Resumo (Parte 01/03)"