"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

A época do ouro – Resumo (Parte 02/04)

Estrada Real

A descoberta dos diamantes

Em 1729, foram descobertos diamantes no Arraial do Tijuco (atual Diamantina, em Minas Gerais). A região foi demarcada e isolada, criando-se o Distrito Diamantino. A exploração dos diamantes foi dada a homens de posse, que eram obrigados a pagar uma quantia anual fixa a Portugal. Mais tarde, a exploração dos diamantes ficou sob o controle direto da metrópole.

Aumentam os impostos

Em meados do século XVIII, a mineração atingiu seu apogeu. O imposto do quinto foi fixado em 100 arrobas de ouro por ano, o que equivalia a 1.500 quilos.
Enquanto a mineração manteve uma alta produção, os impostos eram pagos regularmente. Entretanto, no final do século, a mineração começou a declinar, não pelo esgotamento das jazidas, mas pelas dificuldades técnicas que os mineiros tinham para explorar o ouro de maior profundidade.
Como a quantidade de ouro explorada era menor, os mineradores não conseguiam pagar as cotas estabelecidas. Portugal criou, então, a derrama, que era a cobrança dos impostos atrasados. Essa medida portuguesa provocou um profundo descontentamento, gerando várias revoltas, dentre as quais se destaca a Inconfidência Mineira.
Os exagerados impostos e os altos índices de importação fizeram com que a maior parte do ouro explorado não ficasse no Brasil.
Em 1703, o governo português fez um tratado com a Inglaterra, o Tratado de Methuen, no qual se comprometia a comprar tecidos ingleses, e a Inglaterra compraria os vinhos portugueses. Entretanto, Portugal exportava pouco vinho e comprava grande quantidade de manufaturas inglesas. O pagamento da diferença era feito com o ouro do Brasil. Com isso, a Inglaterra foi acumulando grandes reservas de metais preciosos, que muito contribuíram para transformá-la numa grande potência financeira.

1 Response to "A época do ouro – Resumo (Parte 02/04)"

  1. André Borges Says:
    13 de dezembro de 2011 às 20:41

    Oi,
    queria saber se o mapa que esta ai em cima seria a demarcação do Distrito Diamantino?
    Responda o mais rápido possível...