"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

Expansão Territorial – Resumo (Parte 05/05)


As missões jesuíticas

No século XVII, às margens do Rio Uruguai, jesuítas espanhóis organizaram missões e introduziram a criação de gado. Em busca de mão-de-obra indígena, muitas dessas missões foram atacadas e destruídas por bandeirantes paulistas. O gado ficou solto e espalhou-se por grande parte do território do atual Estado do Rio Grande do Sul. Em 1687, os jesuítas retornaram, fundaram os Sete Povos das Missões (São Borja, São Nicolau, São Miguel, São Luís Gonzaga, São Lourenço, São João Batista e Santo Ângelo) e levaram parte do gado solto para criar.

Portugal funda povoamentos

Interessado em ocupar territórios e restabelecer o comércio na região do Prata, Portugal, em 1680, fundou, em frente a Buenos Aires, um povoado que recebeu o nome de Colônia do Sacramento. Os espanhóis, descontentes com uma colônia portuguesa em seu território, atacavam-na com freqüência.
Em 1737, Portugal ordenou a criação de uma nova cidade no Sul, Rio Grande de São Pedro, e mandou colonos portugueses, principalmente da Ilha dos Açores, para ocupá-la. Em 1742, 60 casais açorianos organizaram um novo povoado, que ganhou o nome de Porto dos Casais (atual cidade de Porto Alegre). Os colonos açorianos introduziram a cultura do trigo e da uva na região.

A ocupação pela pecuária

No século XVIII, efetivou-se a ocupação do Sul pela pecuária. O gado que vivia solto atraiu colonos, que começaram a organizar fazendas de criação. Com o tempo, formaram-se latifúndios pecuaristas denominados estâncias. O principal negócio era o comércio de couro. Mais tarde, desenvolveu-se uma forte indústria de charque (carne seca e salgada), com mão-de-obra do escravo negro. Esse charque era exportado principalmente para o Nordeste brasileiro.

Questão de fronteiras

Os luso-brasileiros acabaram ocupando regiões que pelo Tratado de Tordesilhas pertenciam à Espanha. A questão diplomática surgida desse fato provocou a elaboração de vários tratados de limites entre os países ibéricos, tais como Tratado de Utrecht (1715), Tratado de Madri (1750), Tratado de EL Pardo (1761), Tratado de Santo Ildefonso (1777) e Tratado de Badajoz (1801).

0 Response to "Expansão Territorial – Resumo (Parte 05/05)"