"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

Grécia – Resumo (Parte 03/10)

Ruínas do Parthenon - Sanford Robinson Gifford, 1880


O surgimento da pólis

As tensões sociais e as crises levaram alguns genos a se unirem, formando uma frátria. Certo número de frátrias reunidas formava uma tribo. Aos poucos, as tribos de dada região passaram a se agrupar, formando a polis, a cidade-estado grega. Portanto, não havia unidade política na Grécia antiga.
Em geral, a pólis surgia em torno da acrópole, um conjunto de edificações em um terreno elevado, para facilitar a defesa. Inicialmente, possuía economia auto-suficiente e a forma de governo adotada era a monarquia.
Cada cidade-estado era governada por um rei, o basileus, assessorado por um conselho formado por representantes da aristocracia. Havia também uma assembléia popular composta pelos cidadãos, aqueles que tinham direitos políticos. A Grécia teve inúmeras cidades-estados importantes, dentre as quais se destacaram Esparta e Atenas.

A expansão colonial

O último século do Período Homérico foi marcado por intenso movimento de colonização, decorrente da necessidade de terras férteis por causa do aumento populacional ocorrido na época. Foram colonizadas regiões do Mediterrâneo, o norte do mar Negro, as costas asiáticas e o norte da África. Essa emigração grega foi denominada de Segunda Diáspora.
As principais colônias gregas foram:
• no mar Negro, Bizâncio (hoje Istambul);
• na Ásia Menor, Fócia, Esmirna, Éfeso e Mileto;
• na Peninsula Itálica (Magna Grécia), Tarento, Crotona, Siracusa;
• na Gália, Massília (Marselha de hoje)
As colônias eram autônomas e politicamente independentes, apesar de manterem vínculos com suas cidades de origem. Consideravam-se pertencentes à comunidade helênica.
O colonialismo provocou uma expansão da agricultura, da pecuária e do artesanato, tanto nas colônias como na própria Grécia. Houve desenvolvimento comercial, como resultado da abertura de novas rotas. A Grécia importava alimentos e matérias-primas e exportava produtos elaborados (vinho, azeite, cerâmica)

Período Arcaico (Século VIII a.C. até Século V a.C.)

O período da história grega que se estendeu do século VIII a.C. até o século V a.C. é denominado Arcaico e caracteriza-se por transformações políticas e sociais e pela consolidação das cidades-estados. A monarquia foi sendo substituída pela oligarquia, que é o governo cujo poder se encontra nas mãos dos grandes proprietários de terra. Houve o enriquecimento da aristocracia, e a desigualdade social acentuou-se. A sociedade grega foi se tornando escravista. Os escravos eram conseguidos principalmente nas guerras, além de existir o escravismo por dívidas.

0 Response to "Grécia – Resumo (Parte 03/10)"