"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

Grécia – Resumo (Parte 08/10)


Período Clássico (Séculos V e IV a.C.)

O Período Clássico é marcado por grandes realizações nos campos político, artístico e intelectual. As criações artísticas e o pensamento grego mantiveram-se vivos no tempo e permanecem até hoje. Nesse período, a Grécia enfrentou e derrotou os exércitos do Império Persa.
Entretanto, também foi o momento em que se iniciou a decadência grega. Acentuaram-se as rivalidades entre as cidades-estados, que provocaram o enfraquecimento político.

Guerras Médicas

Guerras Médicas é o nome que se dá ao conflito entre gregos e persas na Antiguidade. A palavra vem de “medos”, como eram chamados alguns habitantes do Irã.
Os persas, na sua expansão imperialista, conquistaram as colônias gregas da Ásia Menor. Por ordem de Dario I, organizaram um poderoso exército e desembarcaram na planície de Maratona, próxima a Atenas. Foram derrotados pelos exércitos atenienses.
Em 480 a.C., Xerxes, filho e sucessor de Dario I, organizou um poderoso exército e invadiu a Grécia, incendiando Atenas. As forças unidas de Atenas e Esparta conseguiram expulsar os persas do território. Ao mesmo tempo, uma esquadra persa cercou o litoral grego, mas também foi derrotada pelos atenienses. Os persas recuaram para a Ásia Menor.
Com o término da guerra, Atenas organizou a Confederação de Delos, sob sua liderança. As cidades-estados aliadas contribuíam com recursos, mas mantinham a sua soberania político-administrativa. Atenas tinha a função de defender os interesses dos aliados, mas não interferia nas decisões internas dos governos.
Atenas foi amplamente beneficiada com mão-de-obra escrava, navios e dinheiro. O regime democrático foi imposto a muitas das cidades confederadas. Também a moeda e os pesos e medidas de Atenas tiveram de ser adotados por todas as cidades.

0 Response to "Grécia – Resumo (Parte 08/10)"