"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

A produção sociológica brasileira (Parte 02/08)


E falando em teorias...

A Sociologia no Brasil...

Podemos dizer que a Sociologia brasileira começa a “engatinhar” a partir da década de 1930, vindo a se fortalecer nas décadas seguintes.
Apesar de alguns autores da sociologia dizerem que não há uma data correta que marca o seu começo em solo brasileiro, essa época parece ser a mais adequada para se falar em início dos estudos sociológicos no Brasil.
Quando dizemos “data mais adequada”, é porque as produções literárias que surgem a partir dessa década (1930) começam a demonstrar um interesse na compreensão da sociedade brasileira quanto à sua formação e estrutura.
Mas note não estamos afirmando que antes da data acima ninguém havia se proposto a entender nossa sociedade. Antes da década de 1930 muitos ensaios sociológicos sobre o Brasil foram elaborados por historiadores, políticos, economistas, etc. No entanto, na maioria destes trabalhos, os autores apresentavam a tendência de escrever sobre raça, civilização e cultura, mas não tentavam explicar a formação e a estrutura da sociedade brasileira.
A partir de 1930, surge no Brasil um período no qual a reflexão sobre a realidade social ganha um caráter mais investigativo e explicativo.
Esse caráter mais investigativo e explicativo foi impulsionado pelos muitos movimentos que estimularam uma postura mais crítica sobre o que acontecia na sociedade brasileira. Dentre alguns destes movimentos estão o Modernismo, a formação de partidos (sobretudo o partido comunista) e os movimentos armados de 1935.
Movimentos como esses, de alguma forma, traziam transformações de ordem social, econômica, política e cultural ao país, e despertavam o interesse de pensadores em dar explicações a tais fenômenos. Aos poucos a Sociologia passa a constituir-se como uma forma de reflexão sobre a sociedade brasileira.


Movimento Modernista: Lutava para que as regras vigentes sobre a arte e a literatura deixassem de “engessar” a produção brasileira. A intenção do movimento era que os moldes internacionais não sufocassem o que viesse a ser arte com um jeito nacional. A Semana de Arte Moderna de 1922, em SP, foi uma espécie de marco da independência da arte brasileira.

Partido Comunista: Fundado em 25 de Março de 1922, tinha o ideário de criar uma cultura socialista no Brasil. Com base em teóricos como o alemão Karl Marx, inauguraram uma maneira de se fazer política voltada aos interesses do proletariado.

Movimentos armados de 1935: Também conhecidos como o “Levante Comunista”. Tiveram como protagonistas o Partido Comunista (PCB) e os Tenentes de esquerda do exército brasileiro. Alguns de seus projetos e lutas eram pelo fim do imperialismo e pela existência de uma ditadura democrática. Apesar de vencidos, serviram para que o PCB ficasse conhecido e ganhasse maior força no cenário brasileiro.

0 Response to "A produção sociológica brasileira (Parte 02/08)"