"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

A Revolução de 1930 e a Era Vargas – Resumo (Parte 01/05)


No ano de 1930, ocorrem grandes mudanças no Brasil. O presidente Washington Luis foi deposto por uma revolução liderada por Getúlio Vargas, que pôs fim à República Velha e deu inicio à chamada Era Vargas.
A campanha eleitoral para a sucessão do presidente Washington Luís provocou a divisão da oligarquia dominante e foi o estopim da revolução que derrubou a República Velha. Washington Luis, ligado à oligarquia de São Paulo, indicou como sucessor o paulista Júlio Prestes, que garantiria a continuidade da política de valorização do café.
Os mineiros, que esperavam a indicação de Antônio Carlos, presidente de Minas Gerais (na época, o dirigente do Estado não se chamava governador, mas sim presidente), romperam sua aliança com São Paulo e, com o Rio Grande do Sul e a Paraíba, criaram um novo partido, a Aliança Liberal, que lançou a candidatura de Getúlio Vargas, ex-ministro da Fazenda e presidente do Rio Grande do Sul. O candidato a vice-presidente era o paraibano João Pessoa. A Aliança Liberal concentrou suas forças nos grandes centros urbanos, buscando, assim, a adesão da burguesia industrial, do operariado e dos líderes tenentistas.
Em março de 1930, Júlio Prestes foi declarado vencedor das eleições, mas a ala mais radical da oposição, alegando fraude eleitoral, iniciou a organização de um movimento para derrubar Washington Luís. Em julho do mesmo ano, o assassinato de João Pessoa, no Recife, contribuiu para dar mais força à oposição. Tropas do Rio Grande do Sul marcharam em direção ao Rio de Janeiro. No Nordeste, a rebelião teve à frente Juarez Távora. O presidente Washington Luis foi deposto (24 de outubro).
Formou-se uma junta militar (Tasso Fragoso, Mena Barreto e Isaias de Noronha), e, no dia 3 de novembro, Getúlio Vargas assumiu o poder.

3 Response to "A Revolução de 1930 e a Era Vargas – Resumo (Parte 01/05)"

  1. Anônimo Says:
    16 de setembro de 2012 às 14:03

    a revoluçao de 1930 teve varios adeptos ela se dividiu como goveno provisorio, governo constitucional e estado novo nesse getulio vargas inventou uma conspiraçao comunista ele conseguio ficar na presidencia ate 1945

  2. Anônimo Says:
    16 de setembro de 2012 às 14:03

    a revoluçao de 1930 teve varios adeptos ela se dividiu como goveno provisorio, governo constitucional e estado novo nesse getulio vargas inventou uma conspiraçao comunista ele conseguio ficar na presidencia ate 1945

  3. Anônimo Says:
    24 de maio de 2015 às 16:05

    GIRIMBIRINGUI