"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

América Latina: Conflitos no Século XX – Resumo (Parte 01/05)


Durante a Primeira Guerra Mundial, como as nações fornecedoras de produtos industrializados estavam envolvidas no conflito, alguns países latino-americanos desenvolveram suas indústrias. Na década de 50, Brasil, Argentina, Chile e México aceleraram o processo de industrialização. O capital estrangeiro, principalmente norte-americano, tornou-se imprescindível para o desenvolvimento, mas aumentou a divida externa, criando maior dependência em relação aos credores.
No período da Guerra Fria, muitas empresas norte-americanas estabeleceram-se em países da América Latina. Para evitar a expansão do socialismo no continente, os Estados Unidos fortaleceram sua ligação com os governos latino-americanos por meio de organizações de cooperação mútua.
Em 1948, foi criada a OEA, Organização dos Estados Americanos, cujo objetivo era impedir a influência soviética no continente. Porém, a situação de pobreza em que o povo vivia, principalmente no campo, favoreceu a expansão da ideologia socialista. Formaram-se partidos de esquerda que foram combatidos com violência.

Fonte: Caderno do Futuro. IBEP.

0 Response to "América Latina: Conflitos no Século XX – Resumo (Parte 01/05)"