"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

América Latina: Conflitos no Século XX – Resumo (Parte 03/05)

Ernesto Che Guevara e Fidel Castro, 1959

Revolução Cubana

Na primeira metade do século XX, Cuba enfrentou governos ditatoriais e sua economia era totalmente controlada pelos Estados Unidos.
Fulgêncio Batista, em 1952, deu um golpe de Estado, assumindo o poder como ditador. Em seu governo, dominou a corrupção. Em julho do ano seguinte, liderada pelo jovem advogado Fidel Castro, estourou uma rebelião nacionalista com maciça participação de estudantes universitários. Os revoltosos tentaram tomar o quartel de Moncada, na cidade de Santiago. O movimento foi sufocado. Muitos participantes morreram e outros foram presos. Em 1955, Batista anistiou os rebeldes que estavam presos e eles se refugiaram no México. Nesse pais, os cubanos, liderados por Fidel Castro e com a adesão do médico argentino Ernesto Che Guevara, prepararam uma revolução.
Ao entrarem em Cuba, os revolucionários foram descobertos pelas tropas do governo. A maioria morreu e os 12 sobreviventes refugiaram-se nas montanhas de Sierra Maestra. Foram ganhando a adesão da população pobre e organizando as guerrilhas, que faziam ataques relâmpago contra as forças do governo. No dia 26 de julho de 1959, os guerrilheiros entraram na capital, Havana, e derrubaram o governo de Fulgêncio Batista.
Quando Fidel Castro assumiu a chefia do governo, fez a reforma agrária, reduziu os aluguéis, fechou as casas de jogos e de prostituição, melhorou o ensino, investiu em saúde e estatizou empresas estrangeiras.
Os Estados Unidos deixaram de comprar o açúcar cubano, que era a maior fonte de divisas do pais, e também interromperam a venda de produtos essenciais, como alimentos, remédios e petróleo.
Em 1961, o presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, rompeu relações diplomáticas com Cuba e apoiou uma tentativa frustrada de derrubar Fidel Castro. Em seu discurso, após a vitória, Fidel declarou Cuba socialista. Foi o primeiro pais americano a adotar esse regime de governo. No ano seguinte, por pressão do governo norte-americano, o país foi expulso da OEA.
Cuba aproximou-se da União Soviética, que passou a comprar o açúcar cubano, a fornecer petróleo e ajuda econômica. A tensão da Guerra Fria aumentou quando a União Soviética começou a instalar mísseis em Cuba e os Estados Unidos ameaçaram usar a sua força nuclear para impedir. Os soviéticos recuaram e o governo norte-americano comprometeu-se a não invadir a ilha.
Para apoiar movimentos de esquerda em outros países, em 1967 Fidel Castro criou a Olas, Organização latino-americana de solidariedade, com sede em Havana. Guevara ajudou a organizar a guerrilha na Bolívia, onde foi morto.
Em 1991, a queda do socialismo no Leste europeu e a desintegração da União Soviética fizeram com que o governo de Fidel Castra ficasse sem apoio econômico, e o pais passou a enfrentar uma grande crise.

0 Response to "América Latina: Conflitos no Século XX – Resumo (Parte 03/05)"