"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

América Latina: Conflitos no Século XX – Resumo (Parte 04/05)

Salvador Allende

O governo socialista do Chile

Em 1970, o socialista Salvador Allende venceu as eleições para presidente. Contou com o apoio dos comunistas, socialistas e democratas. Deu inicio ao seu programa de reformas, a fim de tornar o Chile um país socialista.
Os Estados Unidos bloquearam o crédito ao Chile e apoiaram a reação contra o governo de Allende. Os industriais retiraram o dinheiro do pais e os comerciantes provocaram a escassez de produtos no mercado.
Ocorreram vários protestos e greves e a imprensa desencadeou uma campanha de desmoralização do governo Allende. Em 11 de setembro de 1973, com o apoio dos Estados Unidos, as Forças Armadas chilenas, lideradas pelo general Augusto Pinochet, organizaram um movimento para derrubar o presidente. Bombardearam o Palácio La Moneda, e Allende foi morto.
O país começou a viver um período conturbado, com grande repressão. O novo governo foi formado por uma junta militar chefiada por Pinochet. Foram devolvidas as empresas nacionalizadas e houve a permissão de entrada do capital estrangeiro.
Em 1988, pressionado pelas forças democráticas, Pinochet realizou um plebiscito para decidir sobre o seu direito de concorrer ao cargo de presidente na eleição seguinte. O “não” venceu, e a derrota de Pinochet foi festejada nas ruas. Os exilados chilenos começaram a voltar ao seu pais. A oposição uniu-se em torno de um candidato único, Patrício Aylwin, que foi eleito em 1989. Mas Pinochet não abandonou o comando das Forças Armadas.

0 Response to "América Latina: Conflitos no Século XX – Resumo (Parte 04/05)"