"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

O processo de descolonização da África e a Ásia – Resumo (Parte 01/05)

Nehru e Gandhi

Descolonização da Ásia

Durante a Primeira Guerra Mundial, formaram-se, em regiões asiáticas, movimentos nacionalistas que propunham a libertação dos povos dominados por potências imperialistas européias. Contudo, seus objetivos só se concretizaram após a Segunda Guerra.

A independência da Índia (1947)

Após a Primeira Guerra Mundial, na Índia, ganhou força o movimento nacionalista liderado por Mahatma Gandhi e Nehru.
A Índia era uma região bastante heterogênea, onde havia acentuadas diferenças sociais, falavam-se mais de 15 línguas, com centenas de dialetos e muitas religiões, sendo as predominantes o hinduísmo e o islamismo.
A maior figura da luta nacional indiana foi Gandhi, que pregava a resistência pacifica e recorria a jejuns, a marchas e à desobediência civil, ou seja, à recusa a pagar impostos e consumir produtos ingleses.
Ao final da Segunda Guerra Mundial, a Inglaterra concedeu a independência à Índia (1947), mas o país não permaneceu unificado. As rivalidades internas provocaram sua divisão em dois Estados soberanos:
• a República União Indiana, de maioria hinduísta;
• a República do Paquistão (dividido em Oriental e Ocidental), de maioria muçulmana.
Mais tarde, a ilha do Ceilão, situada ao sul da Índia, formou a República do Sri Lanka.Em 1948, Gandhi foi assassinado.
Em 1971, o Paquistão Oriental separou-se do Ocidental, constituindo a República de Bangladesh (posteriormente República de Bengala).
Apesar das independências, a população de todas essas regiões continuou vivendo em condições miseráveis e ocorreram inúmeros conflitos políticos, religiosos e étnicos.

Fonte: Caderno do Futuro. IBEP.

0 Response to "O processo de descolonização da África e a Ásia – Resumo (Parte 01/05)"