"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

O processo de descolonização da África e a Ásia – Resumo (Parte 02/05)


A independência da Indochina

A Indochina, situada no Sudeste Asiático, foi ocupada pelos franceses na segunda metade do século XIX. Compreendia as regiões do Vietnã, do Laos e do Camboja.
Quando, em 1940, a França foi ocupada pela Alemanha nazista, o Japão dominou a região. Formou-se um movimento nacionalista para lutar contra os invasores, denominado Vietminh (Liga Revolucionária para a Independência do Vietnã), liderado por Ho Chi Minh, um dirigente comunista.
Com a derrota do Japão na guerra, Ho Chi Minh proclamou a independência da República Democrática do Vietnã, com capital em Hanói (compreendendo a porção norte), mas os franceses não a reconheceram.
Em 1946, a França tentou restabelecer o controle sobre a região, o que levou a uma luta que durou até 1954, quando os franceses foram derrotados. Nesse mesmo ano, foi convocada a Conferência de Genebra para o restabelecimento da paz. Foi reconhecida a independência do Laos, do Camboja e do Vietnã. Também ficou decidida a divisão do Vietnã ao longo do paralelo 17, com o norte governado por Ho Chi Minh e o sul, com capital em Saigon, governado por Ngo Dinh-Diem. A oposição armada dos comunistas do Norte ao governo do Sul levou à intervenção militar dos Estados Unidos e à Guerra do Vietnã.

0 Response to "O processo de descolonização da África e a Ásia – Resumo (Parte 02/05)"