"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

Relações Internacionais (Parte 02/03)

Oswaldo Aranha visita a Feira de Amostras no Departamento Nacional do Café, 1933.
Rio de Janeiro (RJ).  (CPDOC/ OA foto 105/3)

Política de boa vizinhança

Implementada durante os governos de Franklin Delano Roosevelt nos Estados Unidos (1933 a 1945), a chamada política de boa vizinhança tornou-se a estratégia de relacionamento com a América Latina no período. Sua principal característica foi o abandono da prática intervencionista que prevalecera nas relações dos Estados Unidos com a América Latina desde o final do século XIX. A partir de então, adotou-se a negociação diplomática e a colaboração econômica e militar com o objetivo de impedir a influência européia na região, manter a estabilidade política no continente e assegurar a liderança norte-americana no hemisfério ocidental.
Essa alteração respondia a interesses tanto político-estratégicos quanto econômicos de Washington. No terreno político-estratégico, permitia aos Estados Unidos fazerem frente à competição internacional do nascente sistema de poder alemão, assegurando um relacionamento cooperativo com as nações latino-americanas com vistas à formulação de planos globais de defesa hemisférica.
Já no plano econômico, a política de boa vizinhança convinha aos esforços dos Estados Unidos para se recuperar dos efeitos da crise de 1929 sobre sua economia. A retórica da solidariedade e os métodos cooperativos no relacionamento com os países latino-americanos facilitavam a formação de mercados externos para os produtos e investimentos norte-americanos, além de garantir o suprimento de matérias-primas para suas indústrias. A implantação dessa nova estratégia de relacionamento com a América Latina representou a vitória da corrente política do governo norte-americano que advogava o livre-cambismo como solução para a recuperação econômica dos Estados Unidos no plano internacional.
O desaparecimento das condições que geraram a política de boa vizinhança nos anos 30 - depressão econômica, liderança pessoal de Roosevelt, competição latente entre Estados Unidos e Alemanha etc. - e o surgimento de um nova ordem internacional, com os Estados Unidos na posição de líder absoluto do hemisfério ocidental, levaram o governo norte-americano a adotar uma política que priorizava a reconstrução econômica européia e a contenção da União Soviética.

0 Response to "Relações Internacionais (Parte 02/03)"