"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

As cinco primeiras dinastias chinesas (Parte 01/03)


As cinco primeiras dinastias chinesas foram as seguintes:

1) Xia, 2205-1818 a.C.
A existência dessa dinastia ainda é motivo de controvérsia entre os historiadores. Mesmo entre os que acreditam que essa dinastia tenha existido, não há consenso em relação às datas de sua duração.

2) Shang, aproximadamente 1500-1050 a.C.
Até uns cem anos atrás aproximadamente, tudo que se sabia a respeito dessa dinastia era o que estava escrito em documentos produzidos durante as épocas da dinastias Zhou e Han, centenas de anos após a queda da dinastia Shang. Por isso, muitos historiadores ocidentais duvidavam da existência dessa dinastia, afirmando que os relatos sobre ela não passavam de mitos.
No entanto, a maioria dos historiadores chineses sempre aceitou esses relatos, citando-os como fontes históricas confiáveis. Descobertas arqueológicas comprovaram a existência da Dinastia Shang. Entre os achados arqueológicos estavam objetos de bronze; inscrições gravadas em ossos e cascos de tartaruga e sepulturas. Podemos dizer que os mais antigos registros escritos da história da China surgiram durante a dinastia Shang. A mais antiga forma de escrita conhecida surgiu na China dos Shang.
Em muitos textos antigos, os Shang eram geralmente descritos como governantes cruéis, corruptos e decadentes. Até onde esses relatos seriam verdadeiros?
Vale lembrar que a maioria desses textos foram escritos séculos após o domínio dos Shang, durante as dinastias que os sucederam. Ao retratarem os Shang como corruptos e os seus sucessores como "virtuosos", esses textos tinham a intenção de fazer propaganda a favor das dinastias Zhou e Han.

Texto produzido por Túlio Vilela. Portal UOL Educação.

0 Response to "As cinco primeiras dinastias chinesas (Parte 01/03)"