"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

As cinco primeiras dinastias chinesas (Parte 02/03)


3) Zhou, aproximadamente 1050-256 a.C.
Os Zhou (também chamados de 'Chou") eram uma poderosa família vinda do oeste do país, derrubaram os Shang e assumiram o poder. Para obter apoio, costumavam distribuir terras aos seus aliados. Esse apoio vinha de famílias nobres, que detinham riquezas. Cada uma dessas famílias governava uma cidade ou província.
Em caso de guerra, eles ajudavam o exército do rei fornecendo soldados, armas ou alimentos. Os territórios controlados por essas famílias foram ficando cada vez maiores e a China acabou sendo dividida em sete principados. Na prática, essa divisão acabou fortalecendo essas famílias e diminuindo o poder do imperador. Era uma situação muito semelhante ao que ocorreu mais tarde na Europa ocidental durante o feudalismo, em que o poder dos senhores feudais era, na prática, maior que o dos reis.
Não demorou para os sete principados entrarem em guerra entre si. Essa guerra durou anos (480-221 a.C., período conhecido como "Época dos Estados Guerreiros") e foi vencida pelo primeiro reino de Qin (ou Chin). Esse reino era afastado dos outros que se enfrentaram entre si. Por isso, sofreu menos os efeitos das guerras e se tornou o mais rico e poderoso. Os reis de Qin organizaram um grande exército e equiparam seus soldados com espadas e lanças de ferro, uma inovação para a época. A vantagem sobre os inimigos era que uma espada de ferro podia cortar ao meio uma feita de bronze.

4) Qin, 221-207 a.C.
Usando de extrema força, o rei de Qin, que saiu vencedor da guerra que marcou o final da dinastia Zhou, conquistou um território após o outro e os incorporou ao seu reino. Por volta do ano 221 a.C. ele já havia conquistado quase toda a China. Esse rei assumiu o título de Qin Shi Huangdi, que significa "primeiro rei de Qin". Ao concentrar o poder em suas mãos, Qin Shi Huangdi se tornou o fundador do Império Chinês. Foi ele quem estabeleceu, pela primeira vez na História, um Estado unificado chinês.
Entre as medidas adotadas por Huangdi para garantir a unidade do império estavam: adoção de um único sistema de pesos e medidas, de escrita e de moeda em todo o Império. Para vigiar os outros nobres, Huangdi ordenou que os antigos governantes dos principados se mudassem para a capital. Esses nobres foram obrigados a entregar suas armas, que foram fundidas e transformadas em estátuas e sinos.
Huangdi também promoveu a realização de concursos públicos para o preenchimento de cargos. A intenção do imperador era selecionar os candidatos mais qualificados para ocupar os cargos públicos. Tratava-se de um sistema inovador para a época, pois os candidatos eram escolhidos com base no mérito e não na origem social ou por "apadrinhamento".
Por isso, costuma-se dizer que foi na China que surgiu a idéia de meritocracia. Os funcionários que ocupavam esses cargos públicos se encarregavam de tarefas como cobrar e arrecadar impostos, administrar os recursos etc.

Exército de esculturas

Outra medida adotada por Huangdi foi o recrutamento de camponeses para trabalharem na construção de obras públicas. Uma dessas obras foi a construção da famosa Grande Muralha, cujo primeiro trecho começou a ser construído durante o reinado desse imperador. Os camponeses também eram recrutados para o serviço militar.
Antes de morrer, Huangdi ordenou que fossem feitas cerca de sete mil estátuas de guerreiros para serem colocadas a 1.500 metros a leste de seu túmulo. Essas estátuas eram de terracota (argila cozida em forno) e foram feitas em tamanho natural. Além disso, foram feitas algumas estátuas de cavalos em tamanho natural, e mais de cem carros de madeira. Esse "exército" guardaria o túmulo do imperador, afugentando ladrões e intrusos.
Para a construção do mausoléu do imperador foram utilizados cerca de 700 mil trabalhadores. Após alguns anos de serviço, esses trabalhadores teriam sido enterrados vivos por ordem do imperador, para que a obra permanecesse em segredo.

0 Response to "As cinco primeiras dinastias chinesas (Parte 02/03)"