"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

Brasil, sede da monarquia portuguesa - Resumo


A vinda da família real portuguesa para o Brasil

Em 1806, Napoleão Bonaparte, imperador da França, decretou o Bloqueio Continental contra a Inglaterra, ou seja, proibiu que os países europeus comercializassem com os ingleses. Portugal, tradicional aliado da Inglaterra, foi pressionado pelo governo francês a cortar relações com os britânicos. Portugal se recusou.
Em 1807, a Espanha permitiu a Napoleão atravessar suas terras. No mesmo ano, os exércitos franceses, comandados pelo general Junot, invadiram Portugal.
O príncipe-regente D. João, a família real, a Corte e funcionários do governo deixaram Portugal e vieram para o Brasil. O Rio de Janeiro transformou-se em sede da Monarquia portuguesa.
Em 28 de janeiro de 1808, D. João assinou a Abertura dos Portos às Nações Amigas. Isso significou que o Brasil. podia comercializar com todos os países do mundo que não estivessem em guerra com Portugal. Era o fim do monopólio português sobre a colônia.
Pelo ato de 01 de abril de 1808, foi revogado o alvará que proibia a existência de indústria no Brasil.
Com a Inglaterra foram assinados tratados muito vantajosos para os ingleses: Tratado de Comércio e Navegação, de 1810, no qual a Inglaterra conseguiu tarifas alfandegárias privilegiadas, e Tratado de Paz, Aliança e Amizade, também em 1810, no qual Portugal se obrigou a limitar o tráfico de escravos negros.
No governo de D. João destacam-se as realizações: curso de medicina em Salvador Arquivo Real, Arsenal da Marinha, Banco do Brasil., Casa da Moeda, Fábrica de Pólvora, Museu e Biblioteca Real e o 1º jornal brasileiro: A Gazeta do Rio de Janeiro.
Em 1815 o Brasil, foi elevado à categoria de Reino Unido a Portugal e Algarve, conseguindo autonomia administrativa.

A volta da família real

Em 1815, Napoleão Bonaparte, derrotado, foi exilado na ilha de Santa Helena. Em 1818, com a morte da rainha D. Maria I, D. João é coroado rei como D. João VI. Em 1820, começa em Portugal a Revolução Liberal do Porto. Era um movimento de caráter liberal que desejava que D. João VI assinasse e jurasse fidelidade à Constituição portuguesa. Os liberais portugueses defendiam a recolonização do Brasil.
A família real volta para Portugal, em 25 de abril de 1821. No Reino Unido do Brasil permanece D. Pedro, como príncipe regente.

Fonte: Caderno do Futuro. IBEP.

0 Response to "Brasil, sede da monarquia portuguesa - Resumo"