"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

China Comunista (Parte 06/07)

Deng Xiaoping

Deng Xiaoping promove reformas econômicas

A Guarda Vermelha, formada por milhões de jovens militantes, se dedicava à doutrinação socialista. Não era, porém, um agrupamento juvenil coeso e disso resultou o surgimento de facções rivais que lutaram entre si, agravando ainda mais o conflito político.
No início dos anos 70, a selvageria e desordem provocadas na sociedade chinesa pela atuação dos militantes da Guarda Vermelha trouxeram enormes problemas políticos para Mao Tsé-Tung. No seio do ELP e do PCCh surgiram críticas cada vez mais contundentes diante do caos e descontrole social e político provocados pelas ações da Guarda Vermelha.
Mao se curvou aos críticos e ordenou o desmonte da Guarda Vermelha e a desmobilização e dispersão dos 18 milhões de jovens. Gradualmente, Mao reconduziu a política chinesa de volta ao centro e reconheceu a necessidade do Estado e da nação chinesa de contar com o apoio de todos os cientistas, técnicos especializados, administradores e educadores que haviam sido purgados e exilados.

Richard Nixon na China e as mudanças na política externa

Na área das relações internacionais, novos conflitos fronteiriços envolvendo a URSS também tiveram influência na mudança da política externa chinesa. A China se aproximou do Ocidente e adotou a doutrina de coexistência pacífica, aceitando o estabelecimento de relações amigáveis com países que tinham sistemas políticos e econômicos distintos.
O ato mais emblemático da reorientação da política externa chinesa foi a visita do então presidente dos EUA, Richard Nixon, à China, em 1972. A Revolução Cultural terminou oficialmente em 1976, ano em que Mao Tsé-Tung morreu, aos 92 anos.

0 Response to "China Comunista (Parte 06/07)"