"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

China Republicana (Parte 02/04)

Representantes e membros do kuomitang de Shangai

Domínio do Kuomintang

O Kuomintang foi o movimento republicano conduzido pelo Partido Nacionalista da China. O partido foi liderado pelo militar Chiang Kai-shek, que tentou a todo custo unificar a China, com a formação de um governo nacional. Para concretizar essa tarefa, os republicanos que integravam o Kuomintang combateram incansavelmente os comunistas e os "senhores da guerra" (que foi a denominação dada aos proprietários rurais que haviam formado exércitos regionais para manter o controle político e econômico nos seus respectivos domínios territoriais).
Contando com um exército poderoso, Chiang Kai-shek conseguiu estabelecer, em 1927, controle sobre a maior parte do território da China e estabelecer um poder central que ficou sob a liderança do Kuomintang. Não obstante, na China daquele período, qualquer programa político de unificação nacional que pretendesse ser estável e duradouro dependia de um amplo consenso entre as classes sociais, que estavam em conflito latente diante de seus interesses profundamente divergentes.
Com o apoio das velhas classes de proprietários rurais e de parcelas importantes das novas classes industriais e comerciais emergentes, Chiang Kai-shek liderou uma série de golpes militares e constituiu um governo ditatorial. A aliança das classes dominantes chinesas, no âmbito do Kuomintang, deu origem a um programa político de modernização social extremamente conservador e reacionário.
O governo central passou a reprimir com extrema violência os trabalhadores urbanos e, principalmente, os comunistas que lideravam as revoltas e a sublevação de camponeses. Em 1934, as forças militares do governo central desfecharam um forte golpe no movimento comunista, forçando-o a abandonar as suas posições no sul do país.

0 Response to "China Republicana (Parte 02/04)"