"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

Dinastias Sui e Tang: reunificação e esplendor do império (Parte 04/07)

Pintura do imperador Tang Taizong

O início da Dinastia Tang

Pouco antes do assassinato de Yangdi, numa das capitais do império, Daxing, que se localizava no oeste, um general rebelde chamado Li Yuan, proclamou imperador um dos netos do monarca. Esse general também "homenageou" Yangdi concedendo-lhe o título de "imperador aposentado". Tais medidas só foram reconhecidas nos territórios controlados por ele.
Antes de se rebelar, Li Yuan governava uma província e era leal ao imperador. Um de seus filhos, o segundo, Li Shimin (também se escreve Li Shih-Min), foi quem encorajou o pai a rebelar-se. Quando as notícias sobre a morte de Yangdi chegaram Li Yuan depôs o neto do imperador e colocou a si mesmo no trono, dando início à dinastia Tang (618-907).
Dentre todos os filhos do primeiro imperador Tang, Li Shimin era o mais ambicioso e o que mais demonstrava talento para a política. O irmão mais velho, Li Jiancheng, sentindo-se preterido (que por ser o primogênito, considerava-se o herdeiro do trono por direito), uniu-se a outro irmão, Li Yuanji, o quarto filho de Li Yuan, para conspirar contra o irmão. A conspiração fracassou e ambos acabaram mortos numa emboscada preparada pelo irmão que pretendiam eliminar. Li Shimin tomou como esposa a viúva do irmão mais novo.
No ano 626, o primeiro imperador Tang abdicou do trono em favor de Li Shimin que, ao assumi-lo, adotou um novo nome: Taizong (também se escreve Tai-Zung), que significa "segundo imperador de uma dinastia". Portanto, Tang Taizong significa nada menos que "segundo imperador da dinastia Tang".

Tang Taizong, imperador mestiço

O segundo imperador Tang era de origem chinesa, por parte do pai, e turca, por parte da mãe. Esse fator contribuiu para que a dinastia Tang fosse caracterizada pela mescla de elementos das duas culturas e fosse mais aberta para inovações, rompendo com algumas das antigas tradições chinesas.
Taizong incorporou várias tropas turcas ao exército chinês, nomeando oficiais turcos e utilizou esse exército contra os próprios reinos turcos.O império dos Tang era multicultural: além de turcos e chineses, também abrigava comunidades de origens indiana, persa e árabe, entre outras.

0 Response to "Dinastias Sui e Tang: reunificação e esplendor do império (Parte 04/07)"