"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

A expansão marítimo-comercial européia – Resumo (Parte 03/06)


Os portugueses chegam às Índias e ao Brasil

Em 1497, o rei de Portugal, D. Manuel, organizou a expedição de Vasco da Gama com destino às Índias. No ano seguinte, a expedição atingiu a cidade de Calicute, na Índia. Estava descoberta a nova rota marítima. Foi feito comércio, mas faltava ainda estabelecer o domínio português na região.
A descoberta desse novo caminho marítimo acabou com o monopólio das cidades italianas. A partir daí, o controle comercial dos produtos de Luxo e das especiarias ficou, durante algum tempo, nas mãos dos portugueses.
Em 1500, o rei D. Manuel organizou uma poderosa esquadra com o objetivo de iniciar o comércio nas Índias e entregou o comando a Pedro Álvares Cabral.
Cabral partiu de Portugal no dia 9 de março, com 13 navios e cerca de 1.200 homens. Porém, em vez de ir diretamente para as Índias, afastou-se das costas africanas, atravessou o Atlântico e no dia 22 de Abril avistou terra. Portugal transformou essa terra em uma colônia.
Apesar de muitos acidentes, nos quais vários navios se perderam, Cabral chegou ao continente asiático e estabeleceu feitorias portuguesas. Alguns anos depois, o domínio português nas Índias foi consolidado e propiciou um lucrativo comércio.

0 Response to "A expansão marítimo-comercial européia – Resumo (Parte 03/06)"