"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

O Brasil na Guerra (Parte 07/09)

Sessão inaugural da Conferência de Dumbarton Oaks.
Washington, 1944. (CPDOC/ Revista Em Guarda, n.2)

Conferências Aliadas

Entre 1943 e 1945 ocorreram diversos encontros e conferências entre os Aliados para tratar dos rumos da guerra e do novo ordenamento mundial do pós-guerra. Seis desses encontros tiveram especial importância.
Em janeiro de 1943, o presidente norte-americano Franklin Roosevelt e o primeiro-ministro britânico Winston Churchill encontraram-se em Casablanca, no Marrocos, para tratar, entre outros assuntos, do desembarque na Sicília e da intensificação do bombardeio norte-americano sobre o território alemão. Alguns meses depois, em outubro, os ministros das Relações Exteriores reuniram-se em Moscou para discutir a possível participação da URSS na guerra contra o Japão e a necessidade de criação de uma organização supranacional, a futura Organização das Nações Unidas (ONU).
Em novembro de 1943 foi a vez de Roosevelt e Churchill reunirem-se com Chiang Kai-chek no Cairo, no Egito, para acertar as operações militares contra o Japão. Entre novembro e dezembro de 1943, Roosevelt, Churchill e Stalin reuniram-se em Teerã, no Irã, para discutir detalhes do desembarque aliado na França, a ofensiva soviética contra a Alemanha e as novas fronteiras da Polônia. Oito meses depois, em agosto de 1944, iniciou-se em Dumbarton Oaks (Estados Unidos), a conferência entre União Soviética, Estados Unidos, Grã-Bretanha e China na qual se discutiu o formato da ONU, incluindo a criação de um Conselho de Segurança. Em fevereiro de 1945, em Ialta, na Criméia, foi finalmente acertada a entrada da União Soviética na guerra contra o Japão e sua colaboração para o estabelecimento da ONU, além da divisão do mundo em zonas de influência entre os Aliados.
Finalmente, fechando o ciclo de conferências aliadas, o presidente Truman - substituindo Roosevelt, recém-falecido -, Stalin e Churchill reuniram-se em Potsdam, na Alemanha, para ratificar algumas das decisões tomadas anteriormente. Foram confirmadas na ocasião a desmilitarização da Alemanha e sua divisão em quatro zonas de ocupação (soviética, norte-americana, inglesa e francesa), a criação do Tribunal Internacional para o julgamento dos crimes de guerra e outras providências relativas à nova ordem internacional.

0 Response to "O Brasil na Guerra (Parte 07/09)"