"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

O Brasil na Guerra (Parte 08/09)

Oswaldo Aranha preside a 2ª Sessão da Assembléia Geral da ONU, 1947.
Nova Iorque (EUA). (CPDOC OA foto 327/15)

Organização das Nações Unidas (ONU)

A ONU foi oficialmente criada em 26 de junho de 1945, quando representantes de 50 países assinaram a Carta de São Francisco. Seu formato, porém, começou a ser discutido pelas grandes potências nas conferências aliadas realizadas a partir de 1943.
Pensada como um sucedâneo da Liga das Nações, a ONU foi criada com os objetivos principais de salvaguardar a paz mundial, proteger os direitos humanos, fomentar direitos iguais para todos os povos e melhorar os padrões de vida no mundo. Seu principal órgão é o Conselho de Segurança, hoje formado por dez membros não-permanentes e cinco membros permanentes com direito de veto - Estados Unidos, União Soviética, Grã-Bretanha, França e China. Há ainda a Assembléia Geral, que se reúne uma vez por ano, constituída por todos os Estados-membros; a Secretaria Geral, que é o principal órgão administrativo, chefiada por um representante escolhido pelo conjunto dos membros da Organização; o Conselho Econômico e Social, o Conselho de Tutela, a Corte Internacional de Justiça e agências especiais.
Além do Conselho de Segurança, outras características distinguem a ONU da Liga das Nações, entre elas a determinação para que cada Estado-membro disponha de suas Forças Armadas para compor missões de paz ou para agir na eventualidade de a Organização ter de repelir um agressor. Oswaldo Aranha foi eleito presidente da Primeira Sessão da Assembléia Geral da ONU, realizada em abril de 1947. Desde então a sessão anual de trabalhos da Assembléia Geral anual é aberta por discurso de um representante do Brasil.

0 Response to "O Brasil na Guerra (Parte 08/09)"