"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

O Primeiro Reinado – Resumo (Parte 05/05)

Termo de abdicação de D. Pedro I

A abdicação

A impopularidade de D. Pedro I cresceu muito, devido a diversos motivos: assassinato do jornalista liberal Líbero Badaró, atribuído aos adeptos do governo, em São Paulo; Revolução Liberal de 1830, na França, com a deposição do rei francês Carlos X, fato explorado pelo jornalista Evaristo da Veiga, do jornal Aurora Fluminense, que comparava D. Pedro I com esse rei.
As viagens do imperador às províncias, tentando acalmar os ânimos da população, fracassaram. Quando volta ao Rio de Janeiro, ocorre o conflito conhecido como Noites das Garrafadas (13 e 14 de março de 1831), confronto entre brasileiros e portugueses que queriam festejar o retorno de D. Pedro I.
No dia 5 de abril, D. Pedro I nomeou um ministério composto de seus adeptos, na maioria, portugueses. Foi chamado de Ministério dos Marqueses. O povo passou a exigir a volta do ministério popular demitido. As tropas imperiais colocaram-se ao lado do povo.
No dia 7 de abril de 1831, D. Pedro I abdicou em favor de seu filho, D. Pedro de Alcântara, então com apenas cinco anos de idade, e em seguida partiu para Portugal.
Enquanto D. Pedro de Alcântara era educado para ser o futuro imperador do Brasil, o país foi governado por regentes.

1 Response to "O Primeiro Reinado – Resumo (Parte 05/05)"

  1. Anônimo Says:
    19 de agosto de 2012 às 19:41

    Gostei muito do resumo. Apresenta-se de facil entendimento. Vou usá-lo com meus alunos.

    Cláudia