"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

Política e Administração (Parte 09/11)

Getúlio Vargas examina documentos do censo de 1940. Mato Grosso.
(CPDOC/ CDA Vargas)

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Dispor de informações confiáveis e conhecer melhor o território nacional do ponto de vista geográfico eram demandas centrais para o projeto modernizador do governo que Getúlio Vargas instalou no país após a Revolução de 1930.
Em julho de 1934 foi assim criado o Instituto Nacional de Estatística, que só foi efetivamente instalado em 1936, quando foi criado o Conselho Nacional de Estatística. Seu objetivo era coordenar nacionalmente todas as atividades estatísticas das diversas esferas administrativas. Em em 1938, o Conselho Nacional de Estatística e o recém-criado Conselho Nacional de Geografia passaram a integrar o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Em seus primeiros tempos, o IBGE funcionou como autarquia subordinada à Presidência da República, o que demonstra a importância que se atribuía à geografia e à estatística como braços da ação governamental. Somente em 1967 o IBGE transformou-se em fundação.
O recenseamento de 1940, considerado um dos mais bem-sucedidos na história do país, produziu em seu primeiro volume a obra monumental de Fernando de Azevedo, A Cultura brasileira.

0 Response to "Política e Administração (Parte 09/11)"