"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

Afrodite

Afrodite (em grego, Αφροδίτη) era a deusa grega da beleza e do amor. Originário de Chipre, o seu culto estendeu-se a Esparta, Corinto e Atenas. Foi identificada como Vênus pelos romanos.
De acordo com o mito teogônico mais aceito, Afrodite nasceu quando Urano (pai dos titãs) foi castrado por seu filho Cronos, que atirou seus testículos ao mar, que começou a ferver e a espumar, esse efeito foi a fecundação que ocorreu em Tálassa, deusa primordial do mar.

Após destronar Cronos, Zeus ficou ressentido, pois, tão grande era o poder sedutor de Afrodite que ele e os demais deuses estavam brigando o tempo todo pelos encantos dela, enquanto esta os desprezava a todos, como se nada fosse. Como vingança e punição, Zeus fê-la casar-se com Hefesto, (segundo Homero, Afrodite e Hefesto se amavam, mas pela falta de atenção, Afrodite começou a trair o marido para melhor valorizá-la) que usou toda sua perícia para cobri-la com as melhores jóias do mundo, inclusive um cinto mágico do mais fino ouro, entrelaçado com filigranas mágicas. Isso não foi muito sábio de sua parte, uma vez que quando Afrodite usava esse cinto mágico, ninguém conseguia resistir a seus encantos.
Alguns de seus filhos são Hermafrodito (com Hermes), Eros (deus do amor e da paixão) dependendo da versão, é filho de Hefesto, Ares ou até Zeus (com Zeus, apenas quando Afrodite é filha de Tálassa), Anteros (com Ares, a versão mais aceita ou com Adônis, versão menos conhecida), Fobos, Deimos e Harmonia (com Ares), Himeneu, (com Apolo), Príapo (com Dionísio) e Enéias (com Anquises.
Na mitologia grega, Afrodite era acompanhada pelas Cárites, ou Graças como eram também conhecidas. Seus nomes eram Aglae ("A Brilhante", "O Esplendor"), Tália ("A Verdejante") e Eufrosina ("Alegria da Alma")

5 Response to "Afrodite"

  1. The PiVeTiNhO Forever says:
    28 de junho de 2009 às 11:31

    PARABENS ADOREI A DEUSAS Q AQ TEM A DO AMOR E MUITO LINDO NO ESTUDO DA FILOSOFIA E DA DEDICAÇÃO A QUAL FEZ ESSE SITE MUITO BOM
    PARABENS ENTREI APR ACONSEGUIR UMA FOTO EM UM PEFIL MEU E VI ESSES LINDOS TRABALHOS DE ESTUDOS DE DEDICAÇÃO DE VALORZRIZZAÇÃO A MUITOS..
    ROSEMARY REZENDE PEOTA E ESCRITORA.. BRASIL
    PARABÉNS!!!!

  2. Tony Mendes says:
    1 de julho de 2009 às 16:59

    Obrigado pelo comentário, ficamos felizes em saber que o blog está ajudando de alguma forma. Os posts sobre a mitologia grega foram fruto do trabalho dos alunos do 1º ano do ensino médio do Colégio Estadual Anísio Teixeira em Vitória da Conquista, Bahia.

  3. Anônimo Says:
    25 de julho de 2009 às 16:57

    MUITO GOSTOSA EU PEGAVA TODINHA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  4. Anônimo Says:
    25 de julho de 2009 às 16:58

    q TESÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!

  5. Anônimo Says:
    14 de setembro de 2009 às 13:08

    minha prof. de filosofia é chata + adoro tudo q a filosofia me oferece desde pequena:questionar tudo ao meu redor