"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

Atena


Atena era a Deusa grega da sabedoria e das artes conhecida como Minerva pelos romanos. Atena era uma Deusa virgem, dedicada a castidade e celibato. Era majestosa e uma linda Deusa guerreira, protetora de seus heróis escolhidos e de sua cidade homônima Atenas. Única Deusa retrata usando couraça, com pala de seu capacete voltada para trás para deixar a vista sua beleza, um escudo no braço e uma lança na mão. 
Contradizendo com seu papel como uma Deusa que presidia às estratégias da batalha na época de guerra e às artes domésticas em tempo de paz, Atena era também apresentada com uma lança em uma das mãos e uma tigela ou roca na outra.
Era protetora das cidades, das forças militares, e Deusa das tecelãs, ourives, oleiras e costureiras. Atena foi creditada pelos gregos ao dar à humanidade as rédeas para amansar o cavalo, ao inspirar os construtores de navios em sua habilidade, e ao ensinar as pessoas a fazerem o arado, ancinho, canga de boi e carro de guerra. A oliveira foi seu presente especial a Atenas, um presente que produziu o cultivo das azeitonas.
A Deusa Atena foi retratada com uma coruja, ave associada à sabedoria e de olhos proeminentes, duas de suas características. Cobras entrelaçadas eram apresentadas como um modelo no debrum de sua capa e escudo.
Quando Atena era retratada com outro indivíduo, esse sempre era do sexo masculino. Por exemplo, era vista perto de Zeus na atitude de um guerreiro de sentinela para seu rei. Ou era reconhecida atrás ou ao lado de Aquiles ou de Odisseu, os principais heróis gregos de Ilíada e da Odisséia.
As habilidades bélicas domésticas associadas com Atena envolvem planejamento e execução, atividades que requerem pensamento intencional e inteligente. A estratégia, o aspecto prático e resultados tangíveis são indicações de qualidades e legitimidade de sua sabedoria própria. Atenas valoriza o pensamento racional e é pelo domínio da vontade e do intelecto sobre o instinto e a natureza. Sua vitalidade é encontrada na cidade. Para Atena, a selva deve ser subjugada e dominada.
Atena era a filha predileta de Zeus, que lhe concedeu muitas das suas prerrogativas. Ela tinha o dom da profecia e tudo que autorizava com um simples sinal de cabeça era irrevogável. Ora conduz Ulisses em suas viagens, ora ensina às mulheres a arte de tapeçaria. Foi ela que fez construir o navio dos Argonautas, segundo seu desenho e coloca à popa o pau falante, cortado na floresta de Dodona, o qual dirigia a rota, advertindo perigos e indicando os meios de os evitar.
Era na cidade de Atenas que seu culto foi perpetuamente honrado: tinha seus altares, as suas mais belas estátuas, as suas festas solenes e um templo de notável arquitetura, o Partenon. Esse templo foi reconstruído no período de Péricles.

 

5 Response to "Atena"

  1. Anônimo Says:
    19 de setembro de 2009 às 19:40

    Muito bom,e pura verdade so que você esqueceu de um pequeno detale do grande deus que sauvou a cidade de Atenas de própio irm~~ao de Atenas,O Deus que salvou a cidade de Atenas chamase ´God of War´

  2. Unknown says:
    6 de julho de 2010 às 23:11

    Olá! Estou escrevendo o primeiro post do meu blog, que será sobre ATENA. Vou utilizar a imagem do seu post e citar a fonte. Espero que não tenha problema. Qualquer coisa, basta me pedir que eu retiro.
    att.

  3. Bast.e.Atena says:
    23 de julho de 2010 às 12:56

    Amigo, vou roubar alguns pedaços de seu conteudo. Se tiver algum problema só me mandar um e-mail! Esta é uma postagem lindissima. Parabéns!

  4. Karol Marinho says:
    22 de janeiro de 2011 às 11:33

    olá... tambpem tenho um site sobre história e filosofia... e gostaria que fizesse parceria comigo....
    http://historia-filosofia.forumeiros.com/
    aqui está meu site.... qualquer coisa me contate por lá...

  5. Sabrina Says:
    16 de maio de 2013 às 19:09

    Nossa muito obrigada mesmo me ajudou na minha peça de Teatro! Não só por isso mais pelas caracteristicas ... :) Pagina muito boa! Adorei ^_^