"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

20 anos da Queda do Muro de Berlim


A Europa foi o cenário crucial da confrontação planetária. O lado ocidental reconstruiu economias de mercado sob o influxo dos dólares do Plano Marshall (1948-52). O lado oriental foi congelado pelo monopólio político dos partidos comunistas e as economias nacionais foram submetidas ao controle estatal e à planificação central.
A OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) foi criada em 1949, quando se consumou a bipartição da Alemanha. Pelo tratado, os Estados Unidos davam uma garantia de engajamento militar automático em caso de agressão soviética a qualquer país dessa aliança.O Pacto de Varsóvia foi criado em 1955, como resposta ao rearmamento da RFA (Alemanha Ocidental). Liderado pela União Soviética, ele reunia as forças armadas da Polônia, Tchecoslováquia, RDA (Alemanha Oriental), Hungria, Romênia e Bulgária. A Iugoslávia e a Albânia — com regimes comunistas que não aceitavam a liderança de Moscou — estavam fora da aliança político-militar. Por duas vezes — na Hungria, em 1956, e na Tchecoslováquia, em 1968 — as tropas do Pacto foram o instrumento da derrubada de regimes comunistas reformistas.
A Cortina de Ferro da Guerra Fria demarcava a fronteira geopolítica do bloco soviético. Passava no interior do território alemão, separando a RFA da RDA. O Muro de Berlim, erguido em 1961 para impedir a fuga de alemães do leste para a RFA, simbolizou a nova divisão do continente. Era como se ele fosse um pedaço da fronteira imaginária construído com cimento, tijolos e arame farpado que permaneceu até 09 de novembro de 1989, quando as autoridades de Berlim Oriental autorizaram o livre trânsito entre os dois lados da cidade

Clique aqui e veja reportagem sensacional do jornal O Globo

0 Response to "20 anos da Queda do Muro de Berlim"