"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

Como fazer uma indicação bibliográfica segundo as normas da ABNT (adaptação)





Pensando em garantir que você não cometa erros ao fazer um fichamento ou citar livros no seu trabalho escolar, segue abaixo um guia de como fazer referência bibliográfica seguindo as normas da ABNT.
A realização de um bom trabalho depende da argumentação. O melhor jeito de garantir seriedade e confiança é a credibilidade das fontes que você usou para elaborá-lo, a partir da qual se pode provar que o que está no texto pode ser encontrado por qualquer outra pessoa que quiser consultar a sua produção.
As informações exigidas para uma referência, em ordem, são: autor, [título do capítulo estudado], título da obra, edição, local, editora e data de publicação [nos capítulos estudados, indica-se a página inicial e final].


Entendendo as partes da citação

O fato da autoria ser o primeiro fator da referência bibliográfica nas normas ABNT não é sem razão. A autoria é o fator mais importante para determinar a origem da citação.
A quantidade de autores ou mesmo a natureza da autoria mudam a forma como os sobrenomes devem ser colocados, mas vamos explicar isso melhor abaixo.
O título [do capítulo estudado] e da obra é autoexplicativo, já que seria impossível saber do que se trata sem nomeá-los.
É preciso destacar o texto referenciado ou capítulo estudado colocando-o entre aspas (“).
A importância da indicação da edição e do local de publicação é complementar a informação referente à editora, tornando praticamente impossível que dois trabalhos publicados por editoras de nomes semelhantes sejam confundidos.
A data de publicação é uma forma, ao mesmo tempo, de determinar se o estudo citado está de acordo com as últimas descobertas e também de diferenciar artigos com títulos semelhantes ou iguais, o que é mais comum do que se pensa.
Finalmente, a indicação das páginas se faz necessário quanto é utilizado apenas uma parte de uma obra maior.
A principal variação entre as diferentes referências está no número de autores. Existe uma regra específica para um único autor, outra para mais de um autor até no máximo três, e uma outra forma de fazer a referência quando se tem quatro ou mais autores.
Independentemente da quantidade de autores, é necessário que o sobrenome venha em caixa alta antes do prenome. Com relação ao prenome, ele pode ser colocado por extenso quando se tem um único autor.

Exemplo de referência bibliográfica:

SOBRENOME, Prenome. [Capítulo estudado, entre aspas]. Título em negrito [no nosso caso será sublinhado, pois os trabalhos serão manuscritos]. Edição. Cidade de publicação: Editora, ano.
Outro caso é quando se tem dois ou três autores, quando todos os responsáveis devem ser citados e, portanto, é necessário manter os prenomes todos apenas com as iniciais. 

Exemplo:
FULANO, D.; SICLANO, T.; BELTRANO, G. Título em negrito. Edição. Cidade de publicação: Editora, ano.

Quando a obra foi realizada por mais do que três autores, apenas o nome do primeiro é colocado no formato em que usamos para um autor único, mas acrescenta-se a expressão em latim et al ou entre outros ao fim do nome, indicando que existem outros responsáveis além do nomeado.
SOBRENOME, P. et al [ou entre outros]. Título em negrito. Edição. Cidade de publicação: Editora, ano.

Um exemplo completo (hipotético)

MENDES, Tony. “O ensino de filosofia nas escolas públicas de Vitória da Conquista”. In: TEIXEIRA, Anísio entre outros. O papel da filosofia na formação crítica dos jovens baianos. 3ª edição. Salvador: Editora da UFBA, 2017. p. 18-39.

0 Response to "Como fazer uma indicação bibliográfica segundo as normas da ABNT (adaptação)"