"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

O divisor de nuvens - Russel Banks



Uma das figuras mais carismáticas e desconhecidas da história norte-americana, John Brown é um ícone na luta antiescravagista daquele país. Ativista, guerrilheiro, terrorista e, por fim, mártir, ele foi uma espécie de Che Guevara dos Estados Unidos na metade do século XIX. É sobre a ótica do enigmático filho do herói, Owen Brown, que o consagrado escritor Russel Banks (autor de Temporada de caça e O doce amanhã) constrói o romance histórico O DIVISOR DE NUVENS.
Ambientado nos Estados Unidos do final do século XIX, o livro relata o movimento escravagista de 1840, acompanhando-o até a brutal guerrilha do Kansas Sangrento. Mais que um testemunho do conflito que alterou a história americana, Russel Banks delineia um retrato íntimo, comovente e complexo da vida numa sociedade americana rural do século XIX.
O DIVISOR DE NUVENS mostra como a causa política acabou controlando e, posteriormente, destruindo a vida de toda uma família. É o filho Owen quem traça o perfil de John Brown, primeiro como um convencional chefe de família e comerciante, para em seguida revelar como o pai, ao chegar à meia-idade, abraça a causa abolicionista e a ação revolucionária. Owen relata também a aliança do ativista com Harriet Tubman, líder de guerrilheiros antiescravagistas e o criador do mais ousado plano para libertar escravos jamais imaginado.
A figura de John Brown sempre foi objeto de polêmica. Alguns historiadores o descrevem como um fanático religioso, outros tentam minimizar seus feitos ao afirmar que ele foi um mero charlatão e ladrão de cavalos. Mas há os que acreditam que Brown foi o único mártir branco na história do conflito racial nos EUA.
O DIVISOR DE NUVENS recria o cenário político e social da história norte-americana desde os anos anteriores à Guerra Civil, quando a escravidão dividia o país, sedimentando a narrativa com cenas da vida doméstica e dos campos de batalha da Guerra de Secessão, marcando a fogo a figura de John Brown na memória dos leitores.
Russel Banks é autor de doze obras de ficção. Recebeu numerosos prêmios por seu trabalho, incluindo o O.Henry; o de Melhor Conto Norte-Americano; o John Dos Passos e o Prêmio de Literatura da Academia Americana de Artes e Letras. Mora atualmente em Nova York e trabalha em Princeton, Nova Jersey, onde é professor da Universidade Howard G.B. Clark.

0 Response to "O divisor de nuvens - Russel Banks"