"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

FILOSOFIA – 1º ANO – PROVA: DEMÓCRITO



FILOSOFIA – 1º ANO – PROVA PARCIAL – 3ª UNIDADE

PROVA: DEMÓCRITO


QUESTÃO 01 – A

QUESTÃO 02 – C

QUESTÃO 03 – E

QUESTÃO 04 – D

QUESTÃO 05 – [Resposta esperada]

Espera-se que tanto o poema quanto o texto (do livro) estimulem o aluno a refletir sobre algo que faz parte da realidade humana: a preocupação com a felicidade. Ela é considerada uma meta por quase todas as pessoas. O problema é a dificuldade de definir essa felicidade que tantos indivíduos procuram. As explicações são pouco convincentes. No entanto, o desejo de ser feliz permanece – o que justifica a reflexão sobre o assunto.
Claro está que a reflexão sobre a felicidade não garante uma vida feliz. Se fosse assim, a chave da felicidade teria sido encontrada no pensamento reflexivo. O possível vínculo entre reflexão e felicidade é desmentido pela vida feliz de pessoas que nunca pensaram sobre o assunto ou pela infelicidade de muitos pensadores que dedicaram a vida ao pensamento profundo, crítico e ético.

QUESTÃO 06 – [Resposta esperada]

Esta é uma oportunidade de reflexão sobre a relação entre a sociedade e o indivíduo, que está no cerne da posição crítica. O problema pode ser tratado em sua complexidade: a sociedade é responsável pela criação de necessidades e desejos que não estão de acordo com a natureza humana e causam infelicidade? Em contrapartida, se o homem é um ser social, como evitar as influências sociais? A contraposição entre individuo e sociedade é legitima ou artificial? Deveríamos renunciar ao bem-estar e ao conforto conquistados pela sociedade? Há uma natureza humana dissociada da sociedade?

0 Response to "FILOSOFIA – 1º ANO – PROVA: DEMÓCRITO"