"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

FILOSOFIA – 3º ANO – PROVA: SOREN KIERKEGAARD



FILOSOFIA – 3º ANO – PROVA PARCIAL – 3ª UNIDADE

PROVA: SOREN KIERKEGAARD


QUESTÃO 01 – [Resposta esperada]

Bauman argumenta que, na contemporaneidade, a identidade não é entendida como uma instância preestabelecida, mas como uma tarefa, algo que se constrói na comunidade da qual o sujeito faz parte. A diferença entre essa comunidade e as redes sociais está no fato de que o indivíduo pertence a comunidade, mas as redes sociais pertencem a ele. Isso significa que, no mundo virtual, ele não está sujeito às diferenças e conflitos que existem na vida em comunhão, pois tem o poder de adicionar e de excluir amigos, controlando as pessoas com as quais se relaciona. Não há necessidade das habilidades sociais exigidas na vida em comunidade.


QUESTÃO 02 – [Resposta esperada]

Ao escolher os indivíduos com os quais se relaciona nas redes sociais, as pessoas podem tender a só ter contato com aqueles que tem ideias, gostos e pensamentos afeitos aos seus. Não impera, como na vida em comunidade, o acaso, a possibilidade de encontrar opiniões discordantes. Por isso, Bauman sinaliza que as redes sociais não impulsionam o diálogo, pois a maioria prefere evitar a controvérsia, fechando-se em uma zona de conforto em que as opiniões e visões de mundo são todas muito semelhantes.


QUESTÃO 03 – [Resposta esperada]

Com essa proposta de dissertação, espera-se que o aluno reflita sobre a dificuldade da questão da identidade para aqueles que se encontram despossuídos de todos os direitos, expulsos de uma comunidade.
O trecho citado, retirado da obra de Hannah Arendt, expressa o argumento de que a pior calamidade dos refugiados não está no fato de serem privados dos direitos fundamentais, mas de já não pertencerem a qualquer comunidade, algo que lhes rouba a condição de humanos.
Espera-se que, com base na análise do excerto, do assunto trabalhado no capitulo e das discussões realizadas na sala de aula os alunos consigam argumentar sobre a frágil condição identitária dos refugiados, que foram expulsos da comunidade humana e encontram-se despidos da própria humanidade, situação que fere os direitos mais básicos.

0 Response to "FILOSOFIA – 3º ANO – PROVA: SOREN KIERKEGAARD"