"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

SOCIOLOGIA – 2º ANO – PROVA: DAVID HUME



SOCIOLOGIA – 2º ANO – PROVA PARCIAL – 3ª UNIDADE

PROVA: DAVID HUME


QUESTÃO 01 – [Resposta esperada]

O Estado compreende basicamente três funções: 1) elaborar leis; 2) administrar os serviços públicos e executar as leis; 3) julgar a aplicação das leis, quando estas não estiverem sendo devidamente cumpridas. Essas funções são cumpridas e/ou acompanhadas pelos chamados “três poderes”: Executivo, Legislativo e Judiciário.


QUESTÃO 02 – [Resposta esperada]

A palavra “democracia”, que significa “governo do povo” (das palavras gregas: demos = povo + kratein = governar),   foi utilizada pela primeira vez pelo historiador Heródoto, no século V a.C., para se referir a um tipo de experiência de exercício do poder que aconteceu durante um determinado período, na Grécia Antiga.
Atualmente, no mundo ocidental em geral considera-se a democracia representativa como o regime político mais eficaz para promover maior liberdade e direitos para os cidadãos com o mínimo de abuso do poder político. Entretanto, existe uma série de críticas à democracia representativa, formal e indireta tal qual ela se desenvolveu nos países ocidentais, acusando-a principalmente de favorecer uma minoria detentora do poder econômico. Os críticos à democracia representativa consideram que houve um abandono real dos ideais democráticos, nas mãos de representantes que não se preocupam de fato com a coisa pública; argumentam ainda a impossibilidade de manter um sistema autenticamente democrático frente à influência crescente da riqueza, à enorme desigualdade social, à irrefreada corrupção, à escalada da violência e à disseminação de ódio, preconceito e guerras.


QUESTÃO 03 – [Resposta esperada]

A democracia representativa é uma característica das democracias liberais, em que os cidadãos têm o direito de eleger periodicamente, através do voto, seus representantes nos poderes Executivo e Legislativo. Já a democracia participativa seria caracterizada pela constituição de mecanismos baseados na ideia de democracia direta, recuperada do pensamento de Jean-Jacques Rousseau, mas adaptada à realidade das sociedades atuais. Nesse novo modelo, a partir da implementação de uma série de dinâmicas e de regras decisórias, a população de uma cidade poderia ser convidada a debater os seus problemas concretos e mais imediatos, estabelecendo prioridades através do voto em assembleias e acompanhando a destinação das verbas públicas, com a criação de Conselhos.


QUESTÃO 04 – [Resposta esperada]

Essa concepção (de Max Weber) parte da compreensão de que não basta a existência de uma determinada lei ou norma, para que ela de fato seja obedecida pela maioria da população. Sem algum tipo de coerção mais efetiva, as regras não são cumpridas. Essa coerção é exercida pelo Estado através, num primeiro momento, da legislação; num segundo momento, da força policial. Somente o Estado é “autorizado” a fazer isso; melhor dizendo: é o Estado que detém o monopólio nesse sentido – trata-se de uma “exclusividade” legal, um procedimento que não pode ser executado por qualquer outro grupo ou instituição, a não ser de forma ilegal, “fora da lei”. O Estado, portanto, é a única instituição social reconhecida por todos como “legitima” no sentido de aplicar a lei ou, se esta não for obedecida, a força.

0 Response to "SOCIOLOGIA – 2º ANO – PROVA: DAVID HUME"