"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

FILOSOFIA – 2º ANO – PROVA: THOMAS MOORE



FILOSOFIA – 2º ANO – PROVA PARCIAL – 3ª UNIDADE

PROVA: THOMAS MOORE

QUESTÃO 01 – [Resposta esperada]

As principais características do capitalismo são: as relações assalariadas de produção (trabalho assalariado). Tais relações baseiam-se na propriedade privada dos meios de produção pela burguesia. Como não são proprietários dos meios de produção, os trabalhadores são obrigados a trabalhar (vender sua mão-de-obra) para a burguesia.

QUESTÃO 02 – [Resposta esperada]

Para Karl Marx, o capitalismo era irracional, entre outros motivos porque a concorrência entre empresas acabaria mergulhando a economia no caos. Para ele, volta    e meia haveria terríveis crises econômicas, com falências, desemprego, aumento da miséria e da violência. O capitalismo se tornaria cada vez mais ineficiente, desperdiçando recursos, causando miséria e insegurança. Pois se, por um lado, com   a crise de superprodução, as indústrias demitiam operários para baixar custos e prejuízos, por outro, piorava mais a situação dos operários que, na prática, eram os consumidores das mercadorias. É isto que Marx chama de irracionalidade econômica do capitalismo, já que não se produz mercadoria como valor de uso, mas como valor de troca. Ou seja, se não houver quem compre as mercadorias, estas perdem valor. Todas as crises econômicas do capitalismo, segundo Marx, são motivadas pela crise de superprodução de mercadorias. E a corda arrebenta sempre para o lado mais fraco: os operários e aqueles que vivem de salário.

QUESTÃO 03 – [Resposta esperada]

A citação de Hannah Arendt traz um resumo dos elementos que caracterizam os regimes totalitários. São eles: a uniformização da população, apagando as classes para transformá-las em massa; a substituição do sistema partidário não pelo unipartidarismo típico da ditadura, mas por um sistema de massas; a centralidade da polícia como componente do poder; a política exterior voltada para o expansionismo, visando ao domínio mundial. Além dessas características descritas no texto, Arendt destacou o terror como algo marcante do Estado totalitário.

QUESTÃO 04 – [Resposta esperada]

Os regimes totalitários estão fortemente atrelados à noção de uma unidade coerente, que possa estabelecer sentido em meio a uma realidade usualmente afetada por crises e guerras. Nesse contexto, a população passa a ser entendida como um todo homogêneo, como uma massa social na qual devem ser desconsideradas as diferenças de classe.

QUESTÃO 05 – [Resposta esperada]

Um dos personagens da tirinha é um trabalhador que desempenha, há trinta anos, o mesmo trabalho repetitivo na linha de montagem de uma fábrica. Ele nem sabe qual é o produto de seu trabalho. Podemos relacionar essa situação ao conceito de Marx sobre a alienação do trabalhador. Ele argumenta que, no esquema de produção capitalista, o indivíduo que vende sua força de trabalho não tem planejamento sobre suas ações, e se submete aos plano e objetivos do capitalismo. Nessa medida, a pessoa é apenas uma engrenagem da produção, o que a coisifica. A divisão de trabalhos cria uma rotina repetitiva, e o operário não consegue compreender o todo de que participa, sendo, assim, privado de conhecimento. Ele não consegue se reconhecer no produto de seu trabalho, pois todo o processo é alheio a ele – no caso da tirinha, o trabalhador nem tem noção do que produz. A esse processo de separação entre trabalhador e produto de seu trabalho, Marx denomina alienação.

0 Response to "FILOSOFIA – 2º ANO – PROVA: THOMAS MOORE"