II. A criação – obra da Santíssima Trindade
290. «No princípio,
Deus criou o céu e a terra». Três coisas são afirmadas nestas primeiras
palavras da Escritura: Deus eterno deu um princípio a tudo quanto existe fora d'Ele.
Só Ele é criador (o verbo «criar» – em hebraico «bara» – tem sempre
Deus por sujeito). E tudo quanto existe (expresso pela fórmula «o céu e a
terra») depende d' Aquele que lhe deu o ser.
291. «No princípio era
o Verbo [...] e o Verbo era Deus [...] Tudo se fez por meio d'Ele e, sem Ele,
nada se fez» (Jo 1, 1-3). O Novo Testamento revela que Deus tudo
criou por meio do Verbo eterno, seu Filho muito-amado. Foi n'Ele «que foram
criados todos os seres que há nos céus e na terra [...]. Tudo foi criado por
seu intermédio e para Ele. Ele é anterior a todas as coisas, e todas se mantêm
por Ele» (Cl 1, 16-17). A fé da Igreja afirma igualmente a ação criadora
do Espírito Santo: Ele é Aquele «que dá a vida» (113), «o Espírito
Criador» (Veni, Creator Spiritus), a «Fonte de todo o bem» (114).
292. Insinuada no
Antigo Testamento (115) revelada na Nova Aliança, a ação criadora do Filho e do
Espírito Santo, inseparavelmente unida à do Pai, é claramente afirmada pela
regra de fé da Igreja: «Existe um só Deus. Ele é o Pai, é Deus, é o Criador, o
Autor, o Ordenador. Fez todas as coisas por Si mesmo, quer dizer,
pelo Seu Verbo e pela sua Sabedoria» (116) «pelo Filho e pelo Espírito» que são
como «as suas mãos» (117). A criação é obra comum da Santíssima Trindade.
Notas:
113. Símbolo
Niceno-Constantinopolitano: DS 150.
114. Liturgia
Bizantina. Tropário das Vésperas de Pentecostes: Pentêkostáriom (Rome
1883). 408.
115. Cf. Sl 33,
6; 104. 30; Gn 1, 2-3.
116. Santo Irineu de
Lião, Adversus haereses, 2, 30, 9: SC 294, 318-320 (PG 7,
822).
117. Ibidem, 4,
20, 1: SC 100, 626 (PG 7, 1032).
Fonte: Catecismo da Igreja
Católica (versão digital). Disponível: www.catolicoorante.com.br. Acesso: 22/jul/2020
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