IV. «Vós não o abandonastes ao poder da morte»
410. Depois da queda, o
homem não foi abandonado por Deus. Pelo contrário, Deus chamou-o (304) e anunciou-lhe,
de modo misterioso, que venceria o mal e se levantaria da queda (305). Esta
passagem do Gênesis tem sido chamada «Proto-Evangelho» por ser o primeiro
anúncio do Messias redentor, do combate entre a Serpente e a Mulher, e da
vitória final dum descendente desta.
411. A Tradição cristã vê nesta passagem um anúncio do «novo Adão» (306) que, pela sua «obediência até à morte de cruz» (Fl 2, 8), repara super‑abundantemente a desobediência de Adão (307). Por outro lado, muitos santos Padres e Doutores da Igreja veem na mulher, anunciada no proto-Evangelho, a Mãe de Cristo, Maria, como «nova Eva». Ela foi a primeira a beneficiar, de um modo único, da vitória sobre o pecado alcançada por Cristo: foi preservada de toda a mancha do pecado original (308) e, durante toda a sua vida terrena, por uma graça especial de Deus, não cometeu qualquer espécie de pecado (309).
412. Mas porque é
que Deus não impediu o primeiro homem de pecar? São Leão Magno responde:
«A graça inefável de Cristo deu-nos bens superiores aos que a inveja do demônio
nos tinha tirado» (310). E São Tomás de Aquino: «Nada se opõe a que a natureza
humana tenha sido destinada a um fim mais alto depois do pecado. Efetivamente,
Deus permite que os males aconteçam para deles tirar um bem maior. Daí a
palavra de São Paulo: "onde abundou o pecado, superabundou a graça"
(Rm 5, 20). Por isso, na bênção do círio pascal canta-se: "Ó feliz
culpa, que mereceu tal e tão grande Redentor!"» (311).
Notas:
304. Cf. Gn 3, 9.
305. Cf. Gn 3, 15.
306. Cf. 1 Cor 15,
21-22.45.
307. Cf. Rm 5,
19-20.
308. Cf. Pio IX.
Bulla Ineffabilis Deus: DS 2803.
309. Cf. Concílio de Trento,
Sess. 6ª., Decretum de iustificatione, canon 23: DS 1573.
310. São Leão
Magno, Sermo 73. 4: CCL 88A. 453 (PL 54. 151).
311. São Tomás de
Aquino, Summa theologiae. 3, q. 1, a. 3. ad 3: Ed. Leon. 11, 14: as
palavras aqui citadas por São Tomás cantam-se no Precónio pascal «Exsultet».
Fonte: Catecismo da Igreja
Católica (versão digital). Disponível: www.catolicoorante.com.br.
Acesso: 30/nov/2020
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