Os campos de estudo das ciências humanas
Se tomarmos as ciências humanas de acordo com seus campos de investigação,
podemos distribuí-las da seguinte maneira:
Psicologia
● estudo das estruturas, do desenvolvimento das operações da mente humana
(consciência, vontade, percepção, linguagem, memória, imaginação, emoções);
● estudo das estruturas e do desenvolvimento dos comportamentos humanos e
animais;
● estudo das relações intersubjetivas dos indivíduos em grupo e em
sociedade;
● estudo das perturbações (patologias) da mente humana e dos comportamentos
humanos e animais.
Sociologia
● estudo das estruturas sociais: origem e forma das sociedades, tipos de
organizações sociais, econômicas e políticas;
● estudo das relações sociais e de suas transformações;
● estudo das instituições sociais (origem, forma, sentido).
Economia
● estudo das condições materiais (naturais e sociais) de produção e
reprodução da riqueza, de suas formas de distribuição, circulação e consumo;
● estudo das estruturas produtivas – relações de produção e forças
produtivas – segundo o critério da divisão social do trabalho, da forma da
propriedade, das regras do mercado e dos ciclos econômicos;
● estudo da origem, do desenvolvimento, das crises, das transformações e da
reprodução das formas econômicas ou modos de produção.
Antropologia
● estudo das estruturas ou formas culturais em sua singularidade ou
particularidade, isto é, como diferentes entre si por seus princípios internos
de funcionamento e transformação. A cultura é entendida como modo de vida
global de uma sociedade, incluindo: religião, formas de poder, formas de
parentesco, formas de comunicação, organização da vida econômica, artes,
técnicas, costumes, crenças, formas de pensamento e de comportamento, etc.;
● estudo das comunidades ditas “primitivas”, isto é, tanto das que
desconhecem a divisão social em classes e recusam organizar-se sob a forma do
mercado e do poder estatal, quanto daquelas que já iniciaram o processo de
divisão social e política.
História
● estudo da gênese e do desenvolvimento das formações sociais em seus
aspectos econômicos, sociais, políticos e culturais;
● estudo das transformações das sociedades e comunidades como resultado e
expressão de conflitos, lutas, contradições internas às formações sociais;
● estudo das transformações das sociedades e comunidades sob o impacto de
acontecimentos políticos (revoluções, guerras civis, conquistas territoriais),
econômicos (crises, inovações técnicas, descobertas de novas formas de
exploração da riqueza ou procedimentos de produção, mudanças na divisão social
do trabalho), sociais (movimentos sociais, movimentos populares, mudanças na
estrutura e organização da família, da educação, da moralidade social, etc.) e
culturais (mudanças científicas, tecnológicas, artísticas, filosóficas, éticas,
religiosas, etc.);
● estudo dos acontecimentos que, em cada caso, determinaram ou determinam a
preservação ou a mudança de uma formação social em seus aspectos econômicos,
políticos, sociais e culturais;
● estudo dos diferentes suportes da memória coletiva (documentos, monumentos,
pinturas, fotografias, filmes, moedas, lápides funerárias, testemunhos e
relatos orais e escritos, etc.).
Lingüística
● estudo das estruturas da linguagem como sistema dotado de princípios
internos de funcionamento e transformação;
● estudo das relações entre língua (a estrutura) e fala ou palavra (o uso
da língua pelos falantes);
● estudo das relações entre a linguagem e os outros sistemas de signos e
símbolos ou outros sistemas de comunicação.
Psicanálise
● estudo da estrutura e do funcionamento do inconsciente e de suas relações
com o consciente;
● estudo das patologias ou perturbações inconscientes e suas expressões
conscientes (neuroses e psicoses).
Devemos observar que:
● cada uma das ciências humanas subdivide-se em vários ramos, definidos pela
especificidade crescente de seus objetos e métodos. Assim, podemos falar em
psicologia social, clínica, do desenvolvimento, da aprendizagem, da criança, do
adolescente, etc. Ou em sociologia política, do trabalho, rural, urbana,
econômica, etc. Também podemos falar em história econômica, política, oral,
social, etc. Ou levar em consideração que a antropologia depende de
investigações feitas pela etnografia e pela etnologia ou pela arqueologia,
assim como a linguística trabalha com a fonologia, a fonética, a gramática, a
semântica, a sintaxe, etc.;
● embora com campos e métodos específicos, as ciências humanas tendem a
apresentar resultados mais completos e satisfatórios quando trabalham
interdisciplinarmente, de modo a abranger os múltiplos aspectos simultâneos e
sucessivos dos fenômenos estudados;
● os desenvolvimentos da linguística, da antropologia e da psicanálise
suscitaram o aparecimento de uma nova disciplina ou interdisciplina científica:
a semiologia, que estuda os
diferentes sistemas de signos e símbolos que constituem as múltiplas e
diferentes formas de comunicação. O desenvolvimento da semiologia conduziu à
ideia de que signos e símbolos são ações e práticas sócio-históricas, isto é,
estão referidos às relações sociais e às suas condições históricas, cada
sociedade e cada cultura constituindo-se como um sistema que integra e totaliza
vários subsistemas de signos e símbolos (linguagem, arte, religião,
instituições sociais e políticas, costumes, etc.).
Vários estudiosos propuseram que o método das ciências humanas fosse capaz
de descrever e interpretar esses subsistemas e o sistema geral que os unifica.
Esse método é a semiótica, tomada
como metodologia própria às ciências humanas e capaz de unificá-las.
Fonte: CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ed.
Ática, 2000.
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