"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

FILOSOFIA – 2º ANO – PROVA PARCIAL



2ª UNIDADE – 2018 – Prova: Thomas Hobbes

01 – D

02 – E

03 – C

04 – B

05 RESPOSTA: As instâncias que Montesquieu propôs são três: legislativa, executiva e judiciária. Isso porque a concentração desses poderes em uma só pessoa ou grupo os alçaria acima da sociedade. Imagine, por exemplo, que o mesmo indivíduo ou grupos de indivíduos pudesse criar a lei, executá-la e julgá-la. Seria um poder despótico. As leis poderiam ser elaboradas em favor dessa pessoa ou desse grupo, a força repressiva do Estado poderia ser usada contra qualquer um que se opusesse a seus desmandos e os julgamentos seriam sempre decididos em favor de quem estivesse no poder. A sociedade estaria à mercê da arbitrariedade de quem ocupasse o poder do Estado, pois não haveria quem pudesse freá-lo.


06 – RESPOSTA: A personagem se refere à ditadura militar, que se estabeleceu no país de 1964 a 1985. Nesse período o governo autorizou a prática de diversos crimes contra os direitos humanos, que são citados na charge, como tortura e morte de presos políticos, perseguições aos cidadãos e restrição da liberdade.

07 RESPOSTA: A opinião sobre a realidade atual tem um tom crítico: ao mesmo tempo que enumera os benefícios decorrentes do fim do regime ditatorial, mostra que a democracia convive com outros problemas que sistematicamente desrespeitam os direitos humanos, como a desigualdade social e as condições socioeconômicas precárias, que impossibilitam a garantia aos cidadãos do direito a uma vida digna.

0 Response to "FILOSOFIA – 2º ANO – PROVA PARCIAL"