"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

SOCIOLOGIA – 3º ANO – PROVA PARCIAL



2ª UNIDADE – 2018 - Prova: Martinho Lutero



01 – A

02 – B

03 – A

04 – C

05 – Resposta: O estudo das religiões é importante para uma melhor compreensão de nossa sociedade pois, muitas vezes, as ações dos indivíduos não são inspiradas só por interesses econômicos ou políticos, mas também por questões religiosas.

06 – Resposta: Segundo pesquisa conduzida pela socióloga Regina Novaes, os jovens estão à procura da religião, pois estão preocupados com o futuro e querem uma explicação para o sentido da vida. Para a atual geração de jovens brasileiros, o futuro, o mercado de trabalho e as drogas são fatores de sofrimento. A religiosidade ajuda a tornar isto suportável. Diante da dura competição do mercado de trabalho, que cria muitas angústias, somente o acesso à informação tecnológica e científica não basta. As religiões incentivam a formação de grupos jovens, que têm o papel social de ser um lugar de trocas, onde o lazer se associa à religião.

07 – Resposta: O fundamentalismo é a interpretação literal do que está escrito nos textos sagrados; caracteriza-se pelo fato dos adeptos de determinada religião interpretarem seus princípios literalmente (ao pé da letra), como está escrito. São intolerantes em relação aos não fundamentalistas e, frequentemente, apoiam concepções politicas e sociais conservadoras, pois possíveis mudanças sociais podem não estar de acordo com os preceitos religiosos.

0 Response to "SOCIOLOGIA – 3º ANO – PROVA PARCIAL"