"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

SOCIOLOGIA – 2º ANO – PROVA PARCIAL



2ª UNIDADE – 2018 – Prova: John Locke

01 – C

02 – A

03 – B

04 – E

05 – Resposta: São as relações assalariadas de produção (trabalho assalariado). Tais relações baseiam-se na propriedade privada dos meios de produção pela burguesia. Como não são proprietários dos meios de produção, os trabalhadores são obrigados a trabalhar para a burguesia.

06 – Resposta: Para Marx, socialismo seria a primeira etapa de construção de uma nova sociedade, em que os operários, depois de derrubarem a burguesia, instalariam um novo Estado, chamado Estado Operário. Com o desenvolvimento desse Estado – baseado na ampliação da participação dos produtores de riqueza nas decisões econômicas e políticas da sociedade – aos poucos, os indivíduos perceberiam que este não seria mais necessário, evoluindo para uma sociedade comunista, onde todos desfrutariam das riquezas produzidas, extinguindo definitivamente as desigualdades e a exploração do homem pelo homem. Vladimir Lênin, líder da Revolução Russa, em 1917, escreveu que o socialismo só poderia ser realmente válido com um regime democrático, em que o poder fosse exercido pelos próprios trabalhadores. Afirmava que o Estado, após a revolução vitoriosa, se extinguiria paulatinamente, conforme defendia Marx. Lênin, na Rússia revolucionária, incumbia aos sovietes (comitês de soldados, camponeses e operários), em caráter transitório, o exercício do poder de Estado, baseado na ampla democracia e participação operária e camponesa nas decisões econômicas do país. Isso até que se chegasse ao autogoverno dos trabalhadores – o comunismo – com o fim do Estado e de todas as formas de opressão. Outra ideia fundamental de Marx e Lênin era que esse processo de mudanças revolucionárias deveria ser internacional e não restrito a um país ou grupos de países.

07 – Resposta:  É preciso dissociar o mito da realidade. Então se deve entender o que se relaciona com o mito: mundo sem fronteiras, cidadania global, cosmopolitanismo e o “pensamento único” (McLuhan). Para revelar a ideia de aspectos perversos, é preciso demonstrar a assimetria centro-periferia, o papel da mídia na difusão de mitos, a crença irrestrita no progresso (que nem sempre provê os avanços teóricos), restrições à imigração (Santos Gómez). É necessário relacionar os meios e os discursos do mito, já citados neste gabarito, com aquilo que realmente ocorre e não é divulgado.

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