"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

FILOSOFIA – 3º ANO – PROVA PARCIAL



2ª UNIDADE – 2018 – Prova: Thomas Hobbes


01 – B

02 – D

03 – C

04 – E

05 – Resposta: A neutralidade é uma das teses que constituem a ideia de que a ciência é livre de valores. De acordo com essa tese, a pesquisa cientifica não se influencia pelos valores pessoais do cientista nem pelos princípios gerais da sociedade na qual se desenvolve. Com base na neutralidade, afirma-se que as teorias cientificas não servem a nenhuma perspectiva de valor particular

06 – Resposta: O filosofo da ciência Hugh Lacey argumenta que a ciência não está livre de valores, pois serve aos interesses do neoliberalismo, e as suas teorias e praticas se inserem na lógica do lucro. O desenvolvimento de sementes, por exemplo, volta-se mais à lógica capitalista do lucro e do investimento do que ao bem-estar das populações que vivem nas regiões produtoras.

07 – Resposta: Revolução copernicana é o nome que se dá à profunda transformação na concepção do universo, ocorrida no início da Idade Moderna, com a proposição de um sistema planetário heliocêntrico (“centrado no Sol”, da palavra grega para Sol, helios) em lugar do modelo geocêntrico (“centrado na Terra”, da palavra grega para Terra, geo). Diz-se “copernicana” porque tal revolução científica foi iniciada pelo trabalho do astrônomo e cônego polonês Nicolau Copérnico (1473-1543), o primeiro a propor um modelo heliocêntrico com detalhes matemáticos bem desenvolvidos.

0 Response to "FILOSOFIA – 3º ANO – PROVA PARCIAL"