I. «Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo»
232. Os cristãos são batizados «em nome do Pai e do Filho e do
Espírito Santo» (Mt 28, 19). Antes disso, eles respondem
«Creio» à tríplice pergunta com que são interpelados a confessar a sua fé no
Pai, no Filho e no Espírito Santo: «Fides omnium christianorum in
Trinitate consistit – A fé de todos os cristãos assenta na Trindade»)
(33).
233. Os cristãos são batizados «em nome» do Pai e do Filho e do
Espírito Santo, e não «nos nomes» deles porque não há senão um só Deus – o Pai
Omnipotente, o Seu Filho Unigênito e o Espírito Santo: a Santíssima Trindade.
234. O mistério da Santíssima Trindade é o mistério
central da fé e da vida cristã. É o mistério de Deus em si mesmo. E, portanto,
a fonte de todos os outros mistérios da fé e a luz que os ilumina. É o
ensinamento mais fundamental e essencial na «hierarquia das verdades da fé»
(35). «Toda a história da salvação não é senão a história do caminho e dos
meios pelos quais o Deus verdadeiro e único, Pai, Filho e Espírito Santo, Se
revela, reconcilia consigo e Se une aos homens que se afastam do pecado»(36).
235. Neste parágrafo se exporá brevemente de que maneira foi revelado o
mistério da Santíssima Trindade (I), como é que a Igreja formulou a doutrina da
fé sobre este mistério (II) e, por fim, como é que, pelas missões divinas do
Filho e do Espírito Santo, Deus Pai realiza o seu «desígnio de benevolência» de
criação, redenção e santificação (III).
236. Os Padres da Igreja distinguem entre «Theologia» e
«Oikonomia», designando pelo primeiro termo o mistério da vida íntima de
Deus-Trindade e, pelo segundo, todas as obras de Deus pelas quais Ele Se revela
e comunica a sua vida. É pela «Oikonomia» que nos é revelada a «Theologia»;
mas, inversamente, é a «Theologia» que esclarece toda a «Oikonomia». As obras
de Deus revelam quem Ele é em Si mesmo: e, inversamente, o mistério do seu Ser
íntimo ilumina o entendimento de todas as suas obras. Analogicamente, é o que
se passa com as pessoas humanas. A pessoa revela-se no que faz, e, quanto mais
conhecemos uma pessoa, tanto melhor compreendemos o seu agir.
237. A Trindade é um mistério de fé em sentido estrito, um dos
«mistérios ocultos em Deus, que não podem ser conhecidos se não forem revelados
lá do alto» (37) É verdade que Deus deixou traços do seu Ser trinitário na obra
da criação e na sua revelação ao longo do Antigo Testamento. Mas a intimidade
do seu Ser como Trindade Santíssima constitui um mistério inacessível à razão
sozinha e, mesmo, à fé de Israel antes da Encarnação do Filho de Deus e da
missão do Espírito Santo.
Notas:
33. São Cesário de Arles. Expositio vel traditio
Symboli (sermo 9): CCL 103. 47.
34. Cf. Vigílio, Professio fidei (522): DS 415.
35. Cf. Sagrada Congregação do Clero, Directorium
catechisticum generale, 43: AAS (1972)123.
36. Ibid., 47.
37. I Concílio do Vaticano. Const. dogm. Dei Filius,
c. 4: DS 3015.
Fonte: Catecismo da Igreja
Católica (versão digital). Disponível: www.catolicoorante.com.br.
Acesso: 19/abr/2019
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