III. A Santíssima Trindade na doutrina da fé
A FORMAÇÃO DO DOGMA TRINITÁRIO
249. A verdade revelada da Santíssima Trindade esteve, desde a
origem, na raiz da fé viva da Igreja. principalmente por meio do Batismo.
Encontra a sua expressão na regra da fé batismal, formulada na pregação, na
catequese e na oração da Igreja. Tais formulações encontram-se já nos escritos
apostólicos, como o comprova esta saudação retomada na liturgia eucarística: «A
graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo
estejam com todos vós» (2 Cor 13, 13)(62).
250. No decurso dos primeiros séculos, a Igreja preocupou-se com
formular mais explicitamente a sua fé trinitária, tanto para aprofundar a sua
própria inteligência da fé, como para a defender contra os erros que a
deformavam. Foi esse o trabalho dos primeiros concílios, ajudados pelo trabalho
teológico dos Padres da Igreja e sustentados pelo sentido da fé do povo
cristão.
251. Para a formulação do dogma da Trindade, a Igreja teve de
elaborar uma terminologia própria, com a ajuda de noções de origem filosófica:
«substância», «pessoa» ou «hipóstase», «relação», etc. Ao fazer isto, a Igreja
não sujeitou a fé a uma sabedoria humana, mas deu um sentido novo, inédito, a
estes termos, chamados a exprimir também, desde então, um mistério inefável,
«transcendendo infinitamente tudo quanto podemos conceber a nível humano» (63).
252. A Igreja utiliza o termo «substância» (às vezes também
traduzido por «essência» ou «natureza») para designar o ser divino na sua
unidade; o termo «pessoa» ou «hipóstase» para designar o Pai, o Filho e o
Espírito Santo na distinção real entre Si; e o termo «relação» para designar o
fato de que a sua distinção reside na referência recíproca de uns aos outros.
Notas:
62. Cf. 1 Cor 12, 4-6; Ef 4,
4-6.
63. Paulo VI, Sollemnis Professio fidei,
9: AAS 60 (1968) 437.
Fonte: Catecismo da Igreja
Católica (versão digital). Disponível: www.catolicoorante.com.br. Acesso:
19/abr/2019
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