CÉU E A TERRA
325. O Símbolo dos
Apóstolos professa que Deus é «Criador do céu e da terra» (162). E o Símbolo
Niceno-Constantinopolitano explicita: «... de todas as coisas, visíveis e
invisíveis» (163).
326. Na Sagrada
Escritura, a expressão «céu e terra» significa: tudo o que existe, a criação
inteira. Indica também o laço que, no interior da criação, ao mesmo tempo une e
distingue céu e terra: «a terra» é o mundo dos homens (164); «o céu» ou «os
céus» pode designar o firmamento (165), mas também o «lugar» próprio de Deus:
«Pai nosso que estais nos céus» (Mt 5, 16)(166), e, por conseguinte,
também «o céu» que é a glória escatológica. Finalmente, a palavra «céu» indica
o «lugar» das criaturas espirituais – os anjos – que rodeiam Deus.
327. A profissão de fé
do quarto Concílio de Latrão afirma que Deus, «desde o princípio do tempo,
criou do nada ao mesmo tempo uma e outra criatura, a espiritual e a corporal, isto
é, os anjos e o mundo terrestre. Depois criou a criatura humana, que participa
das duas primeiras, formada, como é, de espírito e corpo» (167).
Notas:
162. DS 30.
163. DS 150.
164. Cf. Sl 115,
16.
165. Cf. Sl 19. 2.
166. Cf. Sl 115,
16.
167. IV Concílio de Latrão,
Cap. I. De fide catholica: DS 800; Cf. I Concílio do Vaticano, Const.
dogm. Dei Filius, c. I: DS 3002 e Paulo VI, Sollemnis
Professio fìdei, 8: .AAS 60 (1968) 436.
Fonte: Catecismo da Igreja
Católica (versão digital). Disponível: www.catolicoorante.com.br.
Acesso: 10/ago/2020
0 Response to "CÉU E A TERRA"
Postar um comentário