"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

Fenícios


O território fenício foi ocupado em data anterior a 3000 a.C. por tribos semitas, as quais, a princípio,dedicaram-se principalmente à pesca, à extração do cedro na abundante floresta do interior, além de reduzidaagricultura das videiras e oliveiras. Foram, desde logo, atraídos pela atividade marítima e artesanal, acabandopor desenvolver uma intensa atividade comercial entre o oriente e ocidente, sendo considerados os maioresmercadores e navegantes da Antiguidade oriental.
A Fenícia corresponde à região litorânea da Síria, no norte da Palestina, restringindo-se à faixaestreita cercada por montanhas, os montes Líbano e Carmelo, e pelo rio Orontes. Dada a pobreza do solo e ainexistência das facilidades agrícolas observadas em outras áreas do Oriente Médio, os feníciosdesenvolveram muito pouco a atividade agrária, apesar de serem favorecidos pela produção agrícola de seusdomínios coloniais.
Os fenícios não construíram um império como seus contemporâneos egípcios e mesopotâmicos esim desenvolveram cidades autônomas e independentes controladas por uma elite mercantil (talassocracia), liderada pelo rei, ou por um corpo de anciãos ilustres, os sufetas. A alta cúpula social era composta demercadores, de proprietários de navios (os armadores) e dos sacerdotes que controlavam os grandestemplos.
As cidades-estados fenícias, monárquicas ou republicanas, criaram uma situação invejável, a pontode merecerem dos gregos o rótulo de depositárias de toda a civilização oriental. Os fenícios ficaram tambémconhecidos como os melhores navegadores de sua época. Apesar de algum exagero na afirmação,inegavelmente, a ampla atividade comercial desenvolvida pelos fenícios permitiu-lhes o contato com as maisbrilhantes e refinadas civilizações da antiguidade, o que lhes garantiu, ora o aprimoramento dos seuscostumes e valores, ora o impulso e a disseminação de suas próprias realizações. Por este aspecto, sãoexemplos o vidro desenvolvido no Egito, a literatura mesopotâmica e a simplificação da escrita, base da atualescrita ocidental, cujas raízes eram anteriores às grandes cidades-estados fenícias.
Os fenícios instalaram feitorias e colônias em diversas regiões para dar sustentação às atividadesmercantis, especialmente nas ilhas do mar Egeu, na Ásia Menor, na Sicília, na Sardenha, na costamediterrânica, inclusive no norte da África e na Espanha. Ganharam enorme importância Palermo, na Sicília,Cádis e Málaga, na Espanha, e especialmente Cartago, no Golfo de Túnis (norte da África). Além das feitoriase colônias, os fenícios chegaram a criar pontos comerciais em várias cidades importantes da Antiguidade.
Das expedições fenícias mais ousadas e longas, são sempre lembradas aquelas em que atravessaramo estreito de Gibraltar (indicado na Antiguidade como o local das colunas de Hércules), dirigindo-se para asilhas britânicas ou seguindo a costa atlântica africana até alcançar o oceano Índico e o mar Vermelho. Hábeisna navegação, tinham adquirido conhecimentos astronômicos dos babilônicos e usavam as estrelas,especialmente a estrela polar, para a orientação nas viagens à noite.Ficaram muito conhecidos também na engenharia e na produção de jóias. Entre as obras engenharia,destacam-se a famosa canalização de água para abastecer a população de cidades, como Tiro, e a construçãodo Templo de Jerusalém, na época de Salomão; além disso, muitos dos principais artífices e técnicosespecializados eram fenícios. Os produtos comercializados pelos fenícios iam desde os nacionais, comonavios, madeiras, azeite, jóias, vidro (transparente ou colorido), até os mais diversos artigos que conseguiamcom os outros povos, como os escravos. Ficaram famosos os tecidos tingidos na Fenícia com um molusco, omúrice, de cor viva, conhecidos como a "púrpura de Tiro", usados especialmente pelas altas camadas sociaisdos grandes impérios da antiguidade. O próprio nome fenício deriva da palavra phoinix, que significa"púrpura".

1 Response to "Fenícios"

  1. Anônimo Says:
    24 de agosto de 2009 às 17:09

    Parabéns pelo blog. Nós aqui da comunidade brasileira de Kobe temos utilizado-o com muita frequência na educação dos nossos filhos em lingua portuguesa. Seus alunos são privilegiados por esta dedicação e disponibilidade. Seu blog já faz parte dos nossos favoritos. Sucesso e perseverança na arte de educar. Obrigado.

    Andréa Niimi - Kobe - Japãp