"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

Sócrates

A descoberta do conceito

O pressuposto do método socrático é o de que é possível conhecer a verdade por meio da razão. A superação do ceticismo dos sofistas é factível porque o homem é capaz de pensar conceitualmente: da multiplicidade, sabe colher a unidade e diante de duas alternativas chega a conhecer qual é a verdadeira. Sócrates entrou para a história como o descobridor do conceito, no sentido de que esse filósofo é o primeiro a se dar conta de que só por meio desse pensamento conceitual é possível atingir a verdade. O objetivo é encontrar a definição do conceito investigado: uma definição válida universalmente.

Intelectualismo ético

O interesse de Sócrates pela definição dos conceitos é prático: o comportamento só pode se fundamentar corretamente a partir do conhecimento. Só seremos virtuosos se sabemos em que consiste a virtude. O conhecimento proporciona a virtude, porque “ninguém faz o mal conscientemente”. Aquele que age mal acredita que está fazendo o bem, e ignora em que consiste o bem. A postura de Sócrates é uma postura intelectualista: identifica virtude e conhecimento. Se para ser virtuoso é preciso conhecer a virtude, todas as virtudes podem ser reduzidas na realidade a uma única: a do conhecimento. Ao mesmo tempo, ser virtuoso equivale a ser feliz, que é o bem ao qual, segundo os gregos, todos os seres humanos aspiram.
A morte de Sócrates

A acusação contra Sócrates — impiedade e ensinar falsas divindades aos jovens — era grave: a impiedade implicava o questionamento do estado, dado o vínculo tradicional entre religião e ordem política.
Durante o julgamento, Sócrates manteve uma atitude bem pouco conciliadora: não tentou adular o júri para obter sua simpatia e sua cumplicidade, não fez nada para obter sua absolvição. Pelo contrário, reafirmou tudo aquilo que havia sido motivo de seu julgamento. Quando foi declarado culpado, em vez de propor uma alternativa à pena de morte (o desterro, por exemplo, teria sido aceito), Sócrates pediu uma pensão do dinheiro público. Isso irritou especialmente o júri, que o condenou à pena capital por um número maior do que o que o havia declarado culpado. Embora pudesse ter evitado a morte fugindo graças à ajuda de seu discípulo Críton, ele optou por ficar e beber a cicuta, por coerência com suas convicções e por respeito às leis de Atenas

Algumas frases e pensamentos atribuídos ao filósofo Sócrates:

  1. A vida que não passamos em revista não vale a pena viver.
  2. A palavra é o fio de ouro do pensamento.
  3. Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
  4. É melhor fazer pouco e bem, do que muito e mal.
  5. Alcançar o sucesso pelos próprios méritos. Vitoriosos os que assim procedem.
  6. A ociosidade é que envelhece, não o trabalho.
  7. O início da sabedoria é a admissão da própria ignorância.
  8. Chamo de preguiçoso o homem que podia estar melhor empregado.
  9. Há sabedoria em não crer saber aquilo que tu não sabes.
  10. Não penses mal dos que procedem mal; pense somente que estão equivocados.
  11. O amor é filho de dois deuses, a carência e a astúcia.
  12. A verdade não está com os homens, mas entre os homens.
  13. Quatro características deve ter um juiz: ouvir cortesmente, responder sabiamente, ponderar prudentemente e decidir imparcialmente.
  14. Quem melhor conhece a verdade é mais capaz de mentir.
  15. Sob a direção de um forte general, não haverá jamais soldados fracos.
  16. Todo o meu saber consiste em saber que nada sei.
  17. Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo de Deus.

0 Response to "Sócrates"