"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

A Europa no século XIX – Resumo (Parte 03/03)


A unificação Alemã

Pelo Congresso de Viena, a Alemanha foi dividida em vários Estados, formando a Confederação Germânica. A presidência dessa Confederação ficou com a Áustria, e a vice-presidência com a Prússia, o Estado mais desenvolvido.

A Prússia disputava com a Áustria a hegemonia sobre os Estados alemães. Em 1834, os prussianos deram o primeiro passo para a unificação. Criaram o Zollverein, um acordo que abolia as tarifas alfandegárias nos Estados alemães. Essa medida favoreceu o desenvolvimento econômico da Prússia, levando-a a liderar o processo de unificação. Em 1861, com a posse de um novo rei prussiano, Guilherme I, o ideal nacionalista fortaleceu-se graças a seu primeiro-ministro, Otto von Bismarck. Ele organizou militarmente o reino da Prússia, transformando seu exército no principal meio da unificação. O exército viu-se envolvido nas seguintes guerras:
• guerra dos ducados contra a Dinamarca (1864);
• guerra austro-prussiano (1866-1867);
• guerra franco-prussiana (1870).
A Prússia venceu a França e, em 1871, pelo Tratado de Versalhes, Guilherme I recebeu o título de imperador da Alemanha, instalando a monarquia constitucional. Bismarck foi escolhido primeiro-ministro. A França foi obrigada a entregar aos alemães as regiões de Alsácia e Lorena, dois importantes territórios para sua economia. A Alemanha entrou num processo de grande industrialização. Disputou mercados consumidores anteriormente dominados pela Inglaterra e pela França. No final do século XIX, a Alemanha já era uma grande potência industrial.

2 Response to "A Europa no século XIX – Resumo (Parte 03/03)"

  1. Anônimo Says:
    18 de março de 2015 às 00:21

    O Tratado de Versalhes foi um instrumento político para selar o término da Primeira Guerra Mundial, nada teve a ver com a proclamação do Rei Guilherme I. Ele foi proclamado "Imperado Alemão" no Palácio de Versalhes (o tratado de Versalhes só foi elaborado em 1919)
    O Título que foi conferido a Guilherme I foi o de "Imperador Alemão" e não "Imperador da Alemanha". Parece não haver diferença, mas há, pois registros históricos relatam que Guilherme I gostaria de ser chamado de Imperador da Alemanha e se ressentiu, ppor Oto Von Bismarck tê-lo nomeado "Imperador Alemão". Ou seja há um fato histórico relacionado a esse nome e uma afirmação equivocada pode tirar a verdadeira noção do que ocorreu na época.

  2. Unknown says:
    28 de abril de 2018 às 22:31

    Agora entendi a matéria