Aprendendo a ler um texto escrito
Trataremos,
agora, apenas da leitura de textos verbais, que são os mais frequentes na vida
escolar. Mais adiante, no capítulo sobre arte, discutiremos a leitura de textos
não-verbais, que, pela variedade de linguagens utilizadas, precisarão ser
examinados caso a caso.
Os
textos verbais, isto é, os textos que utilizam a palavra, incluem desde os
livros e as apostilas usados em sala de aula, os artigos de jornal e de
revista, os romances, os contos, as poesias, os artigos científicos, as letras
de música, até a parte falada de um filme, de uma propaganda, de um programa de
televisão. Portanto, abrangem tanto os textos de ficção quanto os de
não-ficção. A estes últimos damos o nome de textos
referenciais, pois fazem referência ao contexto ou ao mundo que nos cerca e
englobam, por exemplo, as descrições de lugares, de comportamentos e de
aparelhos (um texto sobre o aparelho digestivo, sobre a vegetação tropical,
sobre o funcionamento de um computador, e assim por diante).
Da
mesma forma que existem diferentes tipos de texto, existem diferentes tipos de
leitura desses textos. Cada tipo de leitura vai atender a um objetivo
diferente. Às vezes lemos para nos divertir, às vezes, para estudar.
Vejamos,
então, a seguir os dois tipos de leitura que podemos fazer de um texto verbal
escrito: o emocional e o racional.
Fonte:
ARANHA, Maria Lúcia de
Arruda e MARTINS, Maria Helena Pires. Temas de Filosofia. São Paulo,
Moderna, 2000 (edição digital).
0 Response to "Aprendendo a ler um texto escrito"
Postar um comentário