"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

Sociologia - 3º ANO – Parcial – Prova Teta


ATIVIDADE AVALIATIVA – SOCIOLOGIA - UNIDADE II
PARCIAL – PROVA TETA

QUESTÃO 01 –D

QUESTÃO 02 –B

QUESTÃO 03 Respostas

a) A consolidação do sistema capitalista conduziu a uma grande concentração da população no ambiente urbano, o qual acabou se estabelecendo diversas consequências para as cidades, baseado nas relações sociais, econômicas, culturais e políticas. A partir do trabalho de intelectuais interessados no estudo dos problemas que essa nova realidade social gerava e entender todo o fenômeno que estava se desenvolvendo surgiu a Sociologia, como uma ciência, preocupada com as relações travadas no ambiente urbano. E o papel da Sociologia Urbana é estudar e compreender como e porque as cidades se desenvolveram como resultado das relações sociais e também de conflitos específicos, planejando os novos espaços urbanos a partir desses estudos.


b) Entendo o papel da Sociologia urbana, é possível analisar os principais problemas desenvolvidos devido à rápida urbanização sem planejamento ocorrida lá no século XIX, com as cidades atuais, como por exemplo: Crescimento demográfico, já que falta estruturas de serviços sanitários, de saúde capaz de acolher a população; Aumento da prostituição, do suicídio, alcoolismo, criminalidade, violência, surtos de epidemias e a miséria; A má administração da política, tem como resultado a má distribuição de água, de energia; A questão da mobilidade urbana, grande número de veículos, causando congestionamento, deixando as pessoas estressadas, reproduzindo a violência no trânsito, devido a má qualidade do serviço do transporte público; As famílias com baixo poder aquisitivo que ficam alojadas nos espaços vazios disponíveis dentro dos bairros antigos, ou nas novas construções erigidas na periferia, que rapidamente se multiplicaram formando bairros; Falta de emprego, levando muitas pessoas para entrar pro mundo das drogas reproduzindo sempre o sistema capitalista. Os diversos tipos de poluição (hídrica, visual, do solo, sonora, atmosférica) são causados principalmente pelo modo de produção e consumo estabelecidos pelo capitalismo. Entre outros.

c) Esses estudiosos rompem com a perspectiva da Ecologia Urbana propõem outros marco para a renovação da reflexão sobre a cidade, por meio de uma produção de inspiração marxista para eles a cidade deveria ser compreendida como espaço socialmente produzido inerentes as contradições do capitalismo, assumindo diferentes configurações de acordo com os vários modos de organização socioeconômica e de controle político. Ganha importância à interação entre as relações de produção, consumo, troca e poder que se manifestam no ambiente urbano, configurando um novo enfoque relativo à cidade que politiza a questão urbana e surgem novas questões de investigação: os movimentos sociais urbanos, os meios de consumo coletivo, a estruturação social do território na sociedade capitalista e o papel do Estado na urbanização que passa a ser legitimador de conflitos. Pela ótica desses pensadores franceses, incorpora à discussão relativa à cidade a noção de processo social econômico e político e se subordina a análise do urbano às determinações advindas do desenvolvimento capitalista.


0 Response to "Sociologia - 3º ANO – Parcial – Prova Teta"